UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

NÚCLEO DE ECOLOGIA HUMANA

Portaria GR 110/1982 cria o Núcleo de Ecologia Humana destinado a promover ações, estudos e pesquisas interdisciplinares em todos os campos relacionados com a Ecologia.  

NASCE O NEPAM

Portaria GR 289/1987 altera a denominação no Núcleo de Ecologia Humana para Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam).

UNICAMP FAZ ANÁLISE DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS

Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) coordena análise das condições ambientais de Campinas e região.

UNICAMP FAZ BALANÇO DA ECO 92

Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) faz balanço da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio ambiente e Desenvolvimento, a Rio -92, realizada no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho.

DELIBERAÇÃO CONSU-A-17/1998

Torna-se subordinado à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) pela Deliberação CONSU-A-17/1998, de 29 de setembro de 1998.

FRUTOS DA INTERDISCIPLINARIDADE

O projeto interdisciplinar intitulado “Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Regional nas Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari”, desenvolvido entre 1994 e 1998 pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), rende frutos em toda a Unicamp.

DOUTORADO EM AMBIENTE E SOCIEDADE

Curso de doutorado “Ambiente e Sociedade” é criado na Unicamp pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

POLÍTICA E SUSTENTABILIDADE

Leila da Costa Ferreira, professora titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e então coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) analisa os programas de governo dos candidatos das Eleições 2006 relacionados à sustentabilidade.

A PRODUÇÃO INTELECTUAL EM TORNA DA TEMÁTICA “AMBIENTE E SOCIEDADE”

A produção intelectual latino-americana em torno da temática “ambiente e sociedade” é significativa tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo. As constatações constam de projeto temático desenvolvido por pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam). Objetivo do trabalho: promover um levantamento teórico e metodológico sobre a atuação…Read More

ÁREAS VERDES DE CAMPINAS

Mapa de áreas verdes da cidade de Campinas será refeito pela pesquisadora do Nepam.

UNICAMP PERDE DANIEL HOGAN

Unicamp perde Daniel Hogan, fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam).

TRISTES TRÓPICOS

Estudo multidisciplinar conduzido pela socióloga Sônia Regina da Cal Seixas, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), analisa os casos de depressão entre caiçaras do litoral norte associados com as condições socioambientais.

REFORMA DO CÓDIGO FLORESTAL

A defesa de uma posição contrária à reforma do Código Florestal, aprovado na comissão de agricultura da Câmara dos Deputado, marca as atividades do Fórum Permanente de Meio Ambiente e Sociedade no Centro de Convenções da Unicamp, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam).

REDE IBERO-AMERICANA EM PESQUISA SOBRE AMBIENTE E SOCIEDADE

O Nepam lidera a formação de uma rede colaborativa internacional em pesquisa sobre ambiente e sociedade. Pesquisadores do Brasil, América Latina, Caribe, Espanha e Portugal discutem a criação da Rede Ibero-Americana em Pesquisa nesta área, envolvendo principalmente o debate sobre mudanças climáticas e preservação da biodiversidade.

A DIMENSÃO HUMANA DAS MUDANÇAS AMBIENTAIS

A professora Lúcia Costa, do Nepam, coordenadora do Projeto Clima do Nepam e do Nepo, faz um balanço do projeto temático financiado pela Fapesp, cujo objetivo é compreender como as dinâmicas demográficas e sociais interagem com as dinâmicas ecológicas numa região de alta vulnerabilidade ambiental.

SISTEMATIZAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTO ECOLÓGICO

A tese de doutorado de Debora Pignatari Drucker defende o desenvolvimento de um sistema de informação para o Projeto Temático Biota Gradiente Funcional da Fapesp, liderado pela Unicamp. A pesquisa foi desenvolvida no Doutorado em Ambiente e Sociedade, sediado no Nepam.

UNICAMP LEVA GRANDE PRÊMIO CAPES

Tese da bióloga Juliana Sampaio Farinaci revela que a cobertura florestal vem aumentando em São Paulo desde a década de 1990. A pesquisa ganhou o Prêmio Capes de melhor tese na área de Ciências Ambientais.

PESQUISA AVALIARÁ OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DE BELO MONTE

O pesquisador Emilio Moran, na frente da casa em que morou por 14 meses entre 1973 e 1974, em uma agrovila próxima à Transamazônica (arquivo pessoal)

RISCO IGNORADO

Estudo aponta que possíveis impactos das mudanças climáticas globais não fazem parte da preocupação dos municípios brasileiros

DOUTORADO DO NEPAM COMEMORA 10 ANOS EM PESQUISAS AMBIENTAIS

Em comemoração aos dez anos do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade do Núcleo de Estudos em Pesquisas Ambientais (Nepam) e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), foram realizadas apresentações e debates sobre “Ambiente e Sociedade: a visão interdisciplinar das mudanças ambientais globais”.

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR PROTEGEU AMBIENTE, MAS CAUSOU POLÊMICA ENTRE MORADORES

Pesquisa conduzida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp investigou as memórias ambientais dos moradores do Litoral Norte paulista

QUILOMBOLAS DO RIBEIRA

Projeto temático de pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), Celia Futemma, que tem como título “A população local procura o equilíbrio entre as suas tradições de uso da terra e as restrições impostas pela legislação ambiental”, mostra como comunidades garantiram a ocupação produtiva das terras.

FÓRUM DISCUTE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AMBIENTAIS COMPARANDO BRASIL E CHINA

Mesa de abertura do Fórum Mudanças Ambientais Globais e as Mudanças Climáticas

FLORESTA REVIGORADA

Estudo identifica os fatores que favorecem a recuperação da Mata Atlântica na porção paulista do Vale do Paraíba. Projetos de preservação ambiental em Taubaté: exemplo de regeneração da mata | Foto: Ramon Bicudo

NEPAM COMEMORA 30 ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

O Nepam, em comemoração aos seus 30 anos de existência, promoveu um dia de programação especial, com palestras com os precursores do Núcleo, doutores da casa e parceiros. O evento aconteceu no dia 30 de outubro, das 9 às 18 horas, no auditório Daniel Hogan. Assista ao vídeo: https://youtu.be/C2xGqiloeCQ

PESQUISADORA PARTICIPA DE ENCONTRO NA COLÔMBIA SOBRE BIODIVERSIDADE E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NAS AMÉRICAS

A pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM), Cristiana Simão Seixas, participará da 6ª Plenária da Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES), marcada para acontecer no dia 23 de março, em Medellín, na Colômbia.

PERDA DE BIODIVERSIDADE AMEAÇA BEM-ESTAR DAS GERAÇÕES ATUAIS E FUTURAS

Alerta foi feito na Colômbia por especialistas da IPBES em quatro relatórios regionais sobre o status atual da biodiversidade – um deles com foco nas Américas e participação de 30 cientistas brasileiros. Cristiana Simão Seixas, pesquisadora do Nepam, é também coordenadora do diagnóstico regional das Américas.

PESQUISADORA DO NEPAM INTEGRA COORDENAÇÃO DO BIOTA-FAPESP

Simone Vieira, pesquisadora do Nepam assumiu, no início de fevereiro, a equipe de coordenação do Programa Biota-Fapesp. A pesquisadora coordenará o Programa em conjunto com os professores Carlos Alfredo Joly (IB/Unicamp), Jean Paul Metzger (IB/USP-SP), Luciano Martins Verdade (Esalq/USP – Piracicaba), Roberto Gomes de Souza Berlinck (Instituto de Química/USP – São Carlos)…Read More

A CAATINGA NEGLIGENCIADA

Pesquisa de doutorado trata das diferentes propostas de conservação do bioma e suas consequências para a biodiversidade a para as populações regionais

A QUESTÃO AMBIENTAL É O TEMA DO ‘CAFÉ COM CONVERSA’

Está no ar o programa “Café com conversa” gravado no dia 18 de setembro e produzido pela TV Unicamp, em parceria com a Editora da Unicamp e a CPV Funcamp. O tema do debate foi “A Questão Ambiental”, com os entrevistados Carlos Joly, professor do Instituto de Biologia, e Leila da…Read More

FÓRUM DISCUTE MODELOS DE HUBS JÁ EXISTENTES NO BRASIL

Projetos buscam enfrentar os desafios pelas mudanças climáticas e pensar formatos de articulação entre a universidade, o poder público e instituições privadas. Vídeo: https://youtu.be/p3IIWzgL3PU

PLATAFORMA DE BIODIVERSIDADE APRESENTA DIAGNÓSTICO E UM SUMÁRIO PARA OS POLÍTICOS

Evento ‘Biodiversidade não é problema, é solução’ reúne especialistas e pesquisadores de outras áreas na Unicamp. Maíra Padgurschi apresenta o Diagnóstico Brasileiro sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

PESQUISADORES DEFENDEM ECONOMIA AMBIENTALISTA PARA SUPERAR A CRISE CAUSADA PELA COVID-19

Tema foi debatido durante o seminário on-line “Biodiversidade, crise climática, economias e pandemias”, organizado com apoio do Programa BIOTA-FAPESP

MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODEM AFETAR A SEGUNDA SAFRA DE MILHO NO BRASIL

Eventos extremos de seca no Centro-Sul do país, causados pelo aquecimento global, podem ter impactos na “safrinha”, indica estudo apoiado por FAPESP e Belmont Forum

ESTUDO DO NEPAM VAI ANALISAR A GOVERNANÇA CLIMÁTICA NAS CIDADES MÉDIAS PAULISTAS

Pesquisadores do Nepam analisam os desafios da governança das mudanças climáticas nas cidades médias paulistas em projeto feito em parceria com a USP.