Sobre o PPG

 

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (PPGA&S) da UNICAMP foi criado em 2004 e é um dos mais e importantes do País. O PPGA&S é composto por docentes altamente qualificados com desenvolvimento de pesquisas em várias áreas. Os principais objetivos do PPGA&S são a produção de pesquisa científica de ponta em Ambiente e Sociedade e a formação de profissionais especializados para o meio acadêmico (atividade de pesquisa e docência em universidades), para centros e institutos de pesquisa e também para a prestação de serviços de planejamento, consultoria e assessoria em órgãos públicos, associações da sociedade civil e empresas. O sucesso nessas duas frentes de atuação pode ser medido pela projeção nacional e internacional dos pesquisadores do PPGA&S e pelas posições de destaque em universidades e instituições públicas e privadas ocupadas por nossos ex-alunos.

 

 

Objetivos

O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade é promover a formação, capacitação e habilitação de doutoras e doutores visando à compreensão e resolução das complexas relações entre processos sociais e ambientais, com especial atenção às transformações das sociedades em direção à sustentabilidade. A partir de um contexto de excelência científica e amparado em conhecimento interdisciplinar, independente, crítico e reflexivo, o programa se organiza de modo a:

           a) Promover uma formação ampla e interdisciplinar, configurada no campo de conhecimento em ambiente e sociedade e alimentada pelas diferentes perspectivas científicas e saberes que lhe oferecem suporte, como fundamento ao trabalho científico inovador e propositivo direcionado tanto à produção de conhecimento como ao enfrentamento dos problemas socioambientais contemporâneos;

           b) Formar doutores capazes de atuar em instituições acadêmicas, institutos de pesquisa ou organismos governamentais, não-governamentais, no setor privado, e em parcerias público-privadas que se dediquem à análise e resolução de problemas sociais e ambientais a partir de uma sólida formação teórica, metodológica e epistemológica;

            c) Possibilitar a reflexão, crítica e enfrentamento de questões ambientais e sociais, a partir do uso e da aplicação de um repertório interdisciplinar e dinâmico de referências conceituais e metodológicas que possibilitem e estimulem o debate entre diferentes perspectivas em ambiente e sociedade.

 

 

Perfil do egresso

O perfil do egresso busca contemplar a tríade “formação, capacitação e habilitação” , portanto:

           a) Terão uma formação interdisciplinar tendo como ponto de partida as ciências humanas e sociais, naturais e ecológicas, assim como nos diferentes modos de confluência entre esses dois campos, dominando métodos qualitativos e quantitativos, voltados para a produção de conhecimento e formulação de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente;

           b) Serão capacitados para construir arranjos epistemológicos e teórico-metodológicos construídos a partir dos problemas de pesquisa considerados científica, social e ambientalmente relevantes.  Terão, também, capacitação para construir nexos articuladores entre a produção de conhecimento propriamente dito e os seus desdobramentos propositivos, normativos, educativos e políticos para o enfrentamento dos problemas socioambientais;

           c) Estarão habilitados para a atuação nos diversos âmbitos da esfera acadêmica e científica, assim como para a atuação em organismos governamentais, não governamentais, no setor privado, e em parcerias público-privadas como profissionais capazes de produzir formas de análise, planejamento e resolução de problemas socioambientais.

 

 

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de concentração em Mudanças ambientais e sustentabilidade

As linhas de pesquisa do PPG-Ambiente e Sociedade se concentrariam sob uma única área de concentração voltada à linhas de pesquisas em diferentes mudanças ambientais globais como a perda de biodiversidade e serviços ecossistêmicos, uso da terra e mudanças climáticas, assim como pesquisas em aspectos de sustentabilidade como produção agrícola sustentável e segurança alimentar, promoção da saúde e bem-estar, igualdade de gênero, energia, cidades sustentáveis, produção e consumo responsáveis, além do fortalecimento de instituições para o aperfeiçoamento e consecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Aos docentes é facultada a participação em no máximo duas linhas de pesquisa, de modo a ensejar uma forte interação entre as pesquisas de diferentes linhas.

 

Linhas de Pesquisa

           I. Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos e Bem-Estar Humano

Temas de pesquisa:

  • Levantamento, monitoramento e manejo de fauna e flora
  • Efetividade e manejo de áreas protegidas
  • Uso e cobertura da terra: ecologia da paisagem
  • Modelagem ambiental
  • Agropecuária, segurança alimentar e sustentabilidade
  • Provisão, uso e valoração de serviços ecossistêmicos e contribuições da natureza às pessoas
  • Saúde humana e meio ambiente
  • Sinergias entre biodiversidade e mudanças ambientais globais

 

    II. Mudanças Climáticas e Conflitos Ambientais

Temas de pesquisa:

  • Riscos e vulnerabilidade às mudanças climáticas e eventos extremos
  • Mitigação e adaptação às mudanças climáticas
  • Impactos da produção mineral e energética
  • Uso e cobertura da terra: relações com mudanças do clima
  • Justiça social e ambiental
  • Igualdade e meio ambiente
  • Política climática e ambiental
  • Dinâmica demográfica

           III. Ciência Transformativa para Sustentabilidade

Temas de pesquisa:

  • Soluções baseadas na natureza
  • Infraestrutura e planejamento urbano e rural
  • Poluição e saneamento
  • Turismo sustentável
  • Energias limpas
  • Consumo e produção responsáveis
  • Bioeconomia
  • Cultura, patrimônio e meio ambiente
  • Uso e acesso aos recursos naturais
  • Governança transformativa

 



Catálogo de Disciplinas

Obrigatórias (8 créditos)

AS100 – Fundamentos em Ambiente & Sociedade (60h, 4 créd.)

Ementa: Definições e breve histórico em ecologia e ciências sociais; população, comunidades, paisagem e ecossistema; capacidade suporte e interações; fluxos de matéria, energia e informação; habitat e nicho; estágios sucessionais em ecossistemas e transições sociais; evolução biológica, transmissão cultural e percepção ambiental; natureza, sociedade e ambiente;  estrutura e agência social; mudança e conflito; risco, ambivalência e reflexividade; tecnociência e antropoceno; sistemas socioecológicos; capital natural e econômico; governança de recursos de uso comum; fluxos e mobilidade globais; desastres, resiliência e limites planetários; sustentabilidades ecológica e social.

AS101 – Seminário de Teses (60h, 4 créd.)

Ementa: Através da discussão em profundidade dos projetos de pesquisa dos alunos, assim como de suas trajetórias intelectuais, deve-se em conjunto com os professores presentes (pelo menos um da área de ciências sociais e um da área de ciências naturais) tentar-se reconstruir a proposta em uma perspectiva mais interdisciplinar buscando a visão mais interdisciplinar possível do projeto.

 

 

Eletivas (total de 8 créditos no mínimo)

Os alunos devem cursar, no mínimo 8 créditos em duas disciplinas eletivas em área de pesquisa relacionada ao respectivo projeto de doutorado. Para tanto deve-se observar o fluxograma que relaciona as disciplinas do curso de acordo com as linhas de pesquisa do PPGA&S.