Pesquisadora do Nepam publica artigo científico em revista internacional

Após realizar a pesquisa de doutorado com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade da Unicamp, a pesquisadora Deborah Santos Prado teve um artigo resultante de seus estudos publicado na revista internacional Society and Natural Resources. A revista publica pesquisas de “ponta em ciências sociais que avançam a compreensão da interação entre sociedade e os recursos naturais.”

O artigo “The Dramas of the Marine Extractive Reserve Managers in Brazil: Navigating through Multiple Institutions” foi resultado da tese “Processos de cogestão e seus avanços em reservas extrativistas costeiras e marinhas do Brasil” realizada no doutorado, no período de março de 2015 a outubro de 2019.

O trabalho contou com a participação de Fábio de Castro, professor da Universidade de Amsterdam, e de Cristiana Simão Seixas, pesquisadora e professora do Doutorado em Ambiente e Sociedade.

Para Deborah, “o artigo teve como objetivo dar voz aos gestores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e sistematizar os desafios de governança de Reservas Extrativistas vividos por eles, especialmente suas perspectivas sobre a implementação dos instrumentos de cogestão”.

“É preciso destacar a importância de um olhar analítico e diferencial sobre os gestores locais, como agentes-chave que mediam as interações entre arranjos formais e informais”, disse Deborah.

O artigo

O artigo The Dramas of the Marine Extractive Reserve Managers in Brazil: Navigating through Multiple Institutions (DOI: 10.1080/08941920.2019.1690722), de Deborah Santos Prado, Fábio de Castro & Cristiana Simão Seixas (2019), pode ser lido na revista Society & Natural Resources em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08941920.2019.1690722.