Preservação da Amazônia através da bioeconomia é tema de webinário da Academia Brasileira de Ciências

Os benefícios da natureza para o bem-estar humano são tema desse webinário, assim como a divisão justa e equitativa dos benefícios oriundos do uso sustentável das espécies amazônicas, visando a construção de uma bioeconomia para o Brasil. Os povos indígenas estão presentes há mais de 13 mil anos na Amazônia, manejando a floresta, os rios, produzindo os cuidados do corpo, desenvolvendo tecnologias e mantendo relações cosmo políticas. Essa integração de conhecimentos pode ser preciosa para a região.

Para debater essas questões, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) convidou:

• Carlos Nobre – Doutor em meteorologia coordenador do INCT para Mudanças Climáticas e presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. É membro da ABC, da Academia Mundial de Ciências e da Academia nacional de Ciências dos EUA. Está desenvolvendo o projeto Amazônia 4.0, que trata da criação de ecossistemas de inovação e o enraizamento de uma nova bioeconomia.

• João Paulo Barreto – O indígena do povo Tukano é mestre e doutorando em antropologia social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI), idealizador e cofundador do Centro de Medicina Indígena da Amazônia. Vai abordar o sistema de conhecimento e noção de tecnologias indígenas, utilizado com o propósito de manter o mundo terrestre em equilíbrio.

• Carlos Joly – Doutor em ecofisiologia vegetal pela Universidade de St. Andrews, na Escócia, é coordenador do Programa Biota/Fapesp e da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/BPBES. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ele vai tratar da bioeconomia baseada na quimiodiversidade das espécies amazônicas e os exemplos de uso sustentável dos recursos, como em Mamirauá.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o vice-presidente para a Região Norte, Adalberto Luis Val.

Faça sua inscrição gratuita e assista ao webinário clicando em: www.abc.org.br/transmissao.