Mesas redondas presenciais – 46º Encontro Anual da ANPOCS participação professora Leila da Costa Ferreira 19/10/2022

Convidamos todas e todos a participarem das Mesas Redondas presenciais do 46º Encontro Anual da ANPOCS que ocorrerão no dia 19 de outubro de 2022, das 9h30 às 11h.

Contaremos com a participação da professora Leila da Costa Ferreira na MR 42, intitulada: Antropoceno, Mudanças Climáticas e Ciências Sociais, no Auditório Jorge Tápia, do Instituto de Economia.

Seguem os detalhes:

Antropoceno, Mudanças Climáticas e Ciências Sociais

Evento: 46º Encontro anual da ANPOCS

Palestrantes: Carlos R. S. Milani (IESP-UERJ), Leila da Costa Ferreira (UNICAMP), Denise Cristina Vitale Ramos Mendes (Universidade Federal da Bahia), Danielle Hanna Rached (FGV Direito Rio)

📆 Data: 19 de outubro de 2022

⏰ Horário: 9h30

Descrição: Desde o lançamento do conceito de antropoceno por cientistas do clima e os intensos intercâmbios que se seguiram entre físicos, químicos, geólogos e oceanógrafos no começo do século XXI, o debate nas ciências humanas e sociais sobre suas causas e implicações avançou bastante, trazendo inovações e apontando contradições expressadas nas propostas de capitaloceno, plantationceno, chthuloceno e faloceno. No entanto, ainda são tímidos os avanços teóricos, metodológicos e empíricos que adotem o conceito e o diagnóstico do antropoceno como premissa. No campo da teoria social, das políticas públicas, das relações ciência-política e dos debates internacionais sobre as reformas necessárias do multilateralismo, por exemplo, são grandes os desafios, principalmente quando se analisa o papel do Brasil. Nesta mesa redonda, com base no conceito-diagnóstico de antropoceno, repensaremos as relações entre os humanos e a natureza e seus impactos em pelo menos três âmbitos: (i) o antropoceno como conceito para as ciências sociais; (ii) emergência das mudanças climáticas nas políticas públicas, do local ao global; (iii) a redefinição dos modelos de desenvolvimento e da economia política internacional.

📍 Confira a programação completa das Mesas Redondas aqui.