A preservação da Amazônia através da bioeconomia” é tema de webinário da ABC

A preservação da Amazônia através da bioeconomia” é o tema que será debatido na 16ª edição da série de webinários da Academia Brasileira de Ciências (ABC) “Conhecer para entender: O mundo a partir do coronavírus”. Interessados em participar podem se inscrever no link. O evento vai ao ar no dia 21 de julho, a partir das 16 horas, no endereço eletrônico http://transmissao.abc.org.br

Para debater o tema foram convidados: Carlos Nobre, doutor em meteorologia coordenador do INCT para Mudanças Climáticas; João Paulo Barreto,indígena do povo Tukano, mestre e doutorando em antropologia social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e Carlos Joly, doutor em ecofisiologia vegetal pela Universidade de St. Andrews, na Escócia.

Luiz Davidovich, presidente da ABC, e Adalberto Luis Val, vice-presidente da Região Norte, atuarão como moderadores do bate-papo virtual.

OS WEBINARISTAS:

Carlos Nobre – É presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, membro da ABC, da Academia Mundial de Ciências e da Academia nacional de Ciências dos EUA.  Está desenvolvendo o projeto Amazônia 4.0, que trata da criação de ecossistemas de inovação e o enraizamento de uma nova bioeconomia.

João Paulo Barreto – É pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI), idealizador e cofundador do Centro de Medicina Indígena da Amazônia. Ele vai abordar o sistema de conhecimento e noção de tecnologias indígenas, utilizado com o propósito de manter o mundo terrestre em equilíbrio.

Carlos Joly – É coordenador do Programa Biota/Fapesp e da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/BPBES e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Joly vai tratar da bioeconomia baseada na quimiodiversidade das espécies amazônicas e os exemplos de uso sustentável dos recursos, como em Mamirauá.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail abc@abc.org.br
(Hélio Costa Júnior)