Eventos

Webinar Nepam: Universidades e Mudanças Ambientais

Seminário on-line do Nepam abre espaço para discussões de experiências, soluções e ações na área ambiental no contexto de isolamento social durante a pandemia de COVID-19

O próximo seminário on-line do ciclo de Webinários Nepam 2021, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Unicamp em parceria com o Doutorado em Ambiente e Sociedade, será realizado na quinta-feira, dia 4/11, das 10h às 11h30, e terá como tema “Universidades e Mudanças Ambientais”.

O objetivo é promover, entre estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados, a troca de experiências e conhecimentos sobre o papel das universidades no combate às mudanças climáticas. O evento também pretende contribuir e fortalecer o desenvolvimento de iniciativas de pesquisas e ações que a universidade já desenvolve no campo das mudanças climáticas e explorar oportunidades de colaboração nesta área intrinsecamente multidisciplinar.

A abertura será feita pela pesquisadora Sônia Regina da Cal Seixas, coordenadora do Nepam. A palestrante será a professora Néri de Barros Almeida, do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e coordenadora do núcleo UNICAMP do Laboratório de Estudos Medievais (LEME). A moderadora será Leila da Costa Ferreira, professora titular de sociologia ambiental do IFCH, pesquisadora e coordenadora associada do Nepam.

Néri de Barros Almeida é historiadora especialista em sociedades pré-antropocênicas do ocidente do continente europeu entre os séculos IV e XVI. Professora titular da Unicamp, entre 2019 e 2021 foi responsável pela implantação da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), órgão da administração central da universidade. É presidente indicada da Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental da DeDH.

Os interessados poderão se inscrever pelo link https://forms.gle/bE1LifV4rVgBizVu5. Os inscritos irão receber certificado de participação. O webinar será transmitido pelo canal do Nepam no YouTube.

Mais informações acesse: https://www.nepam.unicamp.br/ciclo-de-webinarios-nepam-2020-21

 

 

Palestrante

Neri de Barros Almeida
Professora de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH/UNICAMP)

 

 

 

Moderadora

Leila da Costa Ferreira
Professora titular de sociologia ambiental do IFCH, pesquisadora e coordenadora associada do Nepam

 

 

 

 

Abertura

Sônia Regina da Cal Seixas
Pesquisadora e Coordenadora do Nepam