Serviços ecossistêmicos e adaptação às mudanças climáticas na Amazônia central

Seminário on-line do Nepam abre espaço para discussões de experiências, soluções e ações na área ambiental no contexto de isolamento social durante a pandemia de COVID-19

Amazônia e Mudanças Climáticas são temas recorrentes quando se aborda a crise multidimensional que a humanidade enfrenta. Embora relevantes, essas percepções trazem um contexto global e apenas tangenciam a situação das populações da região que, frequentemente, apresentam inúmeras vulnerabilidades que potencializam as implicações climáticas.

Quais são essas vulnerabilidades? Como considerá-las a partir da abordagem dos serviços ecossistêmicos? Quais as alternativas de adaptação à iminente crise climática? Esses assuntos são temas do próximo Webinário Nepam – Serviços ecossistêmicos e adaptação às mudanças climáticas na Amazônia Central, com a participação de Maíra Padgurschi (Cepagri/Unicamp), Moara Canova (Nepam/Unicamp), Hugo Seixas (Nepam/Unicamp), Patricia Pinho (IEA/USP) e David Lapola (Cepagri/Unicamp).

O encontro virtual que acontece na próxima quarta-feira, 26 de maio, das 10h às 11h30, será transmitido pelo canal do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) no YouTube

O evento integra o ciclo de encontros virtuais do Nepam, iniciados em 2020, que apresenta palestras, oficinas, debates, experimentações e atividades. O objetivo é discutir experiências, soluções e ações na área ambiental no contexto de isolamento social durante a pandemia de COVID-19.

A inscrição pode ser feita em https://forms.gle/66DmJ8NxyYNVYUBe7. Os inscritos irão receber certificado de participação.

Mais informações: www.nepam.unicamp.br/ciclo-de-webinarios-nepam-2020-21/.

Maíra Padgurschi
Pós-doutoranda do Programa AmazonFACE pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura/Cepagri Unicamp e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA, trabalhando com serviços ecossistêmicos no contexto climático (especificamente com agricultores familiares e adaptações às mudanças climáticas baseadas em ecossistemas (EbA). Sou membro do grupo de trabalho do Projeto Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável/HIDS e fui consultora da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit/GIZ no projeto ANDUS – Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Moara Canova
Formada em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro, com mestrado em Ecologia e Biodiversidade pela mesma instituição. Atualmente é aluna de doutorado do programa de pós-graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). (Currículo Lattes)

Hugo Tameirão Seixas
Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e doutorando no programa Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Interessado em integração e análise de dados espaço-temporais de diversas naturezas. Atualmente conduz e contribui em pesquisas sobre respostas da vegetação à ocorrência de secas e queimadas, e em dinâmicas de mudanças de uso e cobertura do solo.

Patrícia Pinho
Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorado em Ecologia Humana pela Universidade da Califórnia Davis e pós-doutorado na Universidade de Michigan e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Suas atividades de pesquisa utilizam as lentes de sistemas sócio-ecológicos para análises de alteração de serviços ecossistêmicos, bem-estar humano, governança e mudanças climáticas.

David Lapola
Pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ecólogo formado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro, com mestrado em Meteorologia pelo INPE e doutorado em Modelagem do Sistema Terrestre pelo Instituto Max Planck/Universidade de Kassel, Alemanha. Realiza pesquisas na área de ecologia de mudanças globais.