Eventos

Mesa redonda do X Enanppas: “Conservação da Sociobiodiversidade”

A terceira mesa-redonda do Ciclo Século XXI em Perspectivas do X Enanppas aborda a Conservação da Sociobiodiversidade

A organização do X Encontro Nacional da Anppas (Enanppas) promove no dia 3 de junho de 2021, a partir das 19 horas, a mesa-redonda on-line “Século XXI em Perspectivas: Conservação da Sociobiodiversidade”.

O evento integra uma série de sete mesas de debates virtuais do X Enanppas, iniciadas em abril, com a participação de membros da comunidade científica, promotores de políticas públicas e lideranças de movimentos socioambientais. O objetivo é refletir sobre as mudanças ambientais no século 21. A primeira mesa-redonda ocorreu no dia 8 de abril com o tema “Grandes projetos de desenvolvimento e desastres socioambientais”

Para debater o tema “Conservação da Sociobiodiversidade”, a organização do X Enanppas convidou Izabella Teixeira, copresidente do Painel de Recursos Naturais da ONU, especialista em gestão ambiental, avaliação de impactos e licenciamento. Ela é a ex-Ministra do Meio Ambiente do Brasil e foi nomeada Campeã da Terra em 2013, e Carlos Alfredo Joly, professor do Instituto de Biologia da Unicamp, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, coordenador da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES).

O debate será mediado pelo professor Henrique dos Santos Pereira, da Faculdade de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, onde atua como membro da coordenação do programa de pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. O evento será coordenado pelo professor Roberto Donato, da Unicamp, e membro da diretoria da Anppas. 

O evento é gratuito, não precisa de inscrição prévia e será transmitido, a partir das 19 horas, pelo canal da Anppas no Youtube. 

Mais informações: https://even3.com.br/x_enanppas2021 e https://www.instagram.com/anppas_oficial/.

 

PALESTRANTE
Izabella Mônica Vieira Teixeira
É copresidente do International Resource Panel. É especialista em gestão ambiental, avaliação de impactos e licenciamento. Foi ministra do Meio Ambiente de 2010 a 2016, durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. No Ibama, foi funcionária de carreira e atuou como subsecretária do Meio Ambiente do estado do Rio de Janeiro. Foi nomeada Campeã da Terra em 2013.

 

PALESTRANTE
Carlos Alfredo Joly
É o Coordenador da Plataforma Brasileira para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/BPBES, tendo integrado pelos últimos 5 anos o Painel de Especialistas da Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/IPBES, órgão da ONU responsável pela produção de sínteses do conhecimento nesta área. É membro da Academia Brasileira de Ciências/ABC, do Conselho Científico do Inter-American Institute for Global Change Research/IAI, Coordenador do Programa BIOTA/FAPESP, Editor Chefe do periódico BIOTA NEOTROPICA, e Professor Titular em Ecologia Vegetal do Instituto de Biologia da UNICAMP.

 

MEDIAÇÃO
Henrique dos Santos Pereira

É professor titular da Faculdade de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, onde atua como membro da coordenação do programa de pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (2019-2021). É secretário executivo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade – ANPPAS (2019 -2023).

 

ABERTURA
Roberto Donato da Silva Júnior
Professor Doutor do Núcleo Geral Comum (NGC), do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e do Doutorado em Ambiente e Sociedade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), todos no âmbito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).