BiodiversidadeEventosNotíciasPesquisaServiços Ecossistêmicos

Escola São Paulo de Ciência Avançada em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

Estão abertas, até o dia 20 de fevereiro, as inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Cenários e Modelagem em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. A Escola, financiada pela Fapesp, oferece 100 vagas para doutorandos e recém doutores que tenham defendido até 2017.

Cenários e modelagem são ferramentas importantes no planejamento ambiental porque permitem estabelecer relações entre as atividades humanas, o meio ambiente e a biodiversidade, segundo Carlos Joly, professor do Instituto de Biologia da Unicamp e coordenador da Escola. Trata-se de ferramentas que podem ajudar a responder perguntas sobre os impactos potenciais das decisões políticas no futuro da biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos. “É importantíssimo capacitarmos jovens pesquisadores no uso destas ferramentas, que envolvem também um cunho conceitual e teórico que estão na linha de frente nas pesquisas na área de conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos” explica Joly.

Mais do que avançar no desenvolvimento científico e metodológico, esta Escola se propõe a favorecer a interface entre política e tomada de decisão, por isso, haverá ênfase na discussão de casos reais.

A escola está organizada em quatro módulos que envolvem discussões conceituais, desafios, análises de estudos globais e de metas nacionais no campo de biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Para conduzir os estudantes por este universo foram escalados 14 professores, de sete países e que, sobretudo, estiveram envolvidos na preparação do Diagnóstico Metodológico de Cenários e Modelagem lançado em 2016 pela Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) da ONU – também chamado de IPCC da biodiversidade. “São as lideranças internacionais nesta área e, em função da experiência no IPBES, têm a capacidade de fazer as conexões entre a parte teórica conceitual e a aplicação no aperfeiçoamento de políticas públicas” complementa o coordenador.

Além do apoio da Fapesp, a Escola conta com a parceria do Programa Biota/FapespBPBESIAIINPEUSP e Unicamp.

O grupo estará reunido em São Pedro, no Hotel Fonte Colina Verde, de 01 a 14 de julho de 2019. A escola arcará com as despesas do curso, acomodação, refeição e transfer do aeroporto de Guarulhos até o local do curso para os estudantes selecionados.

Saiba mais sobre os critérios de elegibilidade e programa detalhado em: https://scenariosbes.wixsite.com/spsas-scenariosou pelo email scenarios.bes@gmail.com.