Bolsa de Jornalismo Científico Fapesp na Unicamp
Por Leandro Magrini (Labjor/Unicamp)
Bolsista Mídia Ciência Fapesp
O LabTerra – Laboratório da Ciência do Sistema Terrestre – está com vaga disponível para bolsista de Jornalismo Científico II (JC-II), da Fapesp. O bolsista atuará no programa AmazonFace apoiado pela Fapesp, pesquisa que investiga a resposta da Floresta Amazônica frente às Mudanças Climáticas – “Projeto de integração modelagem-experimento do Amazon-FACE: o papel da biodiversidade e feedbacks climáticos”.
O prazo de inscrição vai até 07 de agosto de 2020.
Sediado no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Universidade Estadual de Campinas (Cepagri/Unicamp), e com a colaboração de pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais, o projeto tem uma abordagem de integração entre modelagem ecossistêmica e experimentação observacional, cujo objetivo principal é investigar os efeitos do aumento atmosférico de CO2 sobre a ecologia e resiliência da Floresta Amazônica.
São realizados estudos sobre o metabolismo e ciclagem de carbono, uso de água, ciclagem de nutrientes e diversidade vegetal buscando avançar no entendimento preditivo dos impactos sobre o ecossistema e sócio-econômicos das mudanças climáticas na Amazônia e outros ecossistemas tropicais.
O candidato precisa ter concluído o nível superior (em qualquer área), estar cursando ou já ter concluído curso de introdução ao jornalismo científico ou de pós graduação em JC, e proficiência em língua inglesa de acordo com a exigência da Fapesp (www.fapesp.br/305).
As inscrições podem ser feitas até 07 de agosto com Leandro Magrini (Labjor/Unicamp) pelo e-mail labterra@unicamp.br
Mais informações sobre a vaga em https://labterra.cpa.unicamp.br/
O valor da Bolsa JC-2 é de R$ 2.043. Mais informações sobre a Bolsa de Jornalismo Científico da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/9826.