O desafio da governança das mudanças climáticas no Brasil

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) promove na próxima quarta-feira (21/10) o webinário “O desafio da governança das mudanças climáticas no Brasil: uma análise multinível e multiatores (o caso do estado de São Paulo)”. O evento integra a série Ciclo de Webinários Nepam.

Participarão do evento Leila da Costa Ferreira, professora de sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Gabriela de Giulio, professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Fabiana Barbi, pesquisadora de pós-doutorado do Nepam/Unicamp, Roger Torres, professor do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Mariana Delgado Barbieri, cientista social e doutora em Ambiente e Sociedade pela Unicamp, Niklas Weins, economista político, mestre em Tecnologia e Sociedade e doutorando em Ambiente e Sociedade; Lígia Amoroso, bióloga, mestre em Zoologia e Conservação da Fauna e doutoranda em Ambiente e Sociedade; Felipe Bertuluci, cientista social, mestre em Sociologia e doutorando em Ambiente e Sociedade; Marcelo Soeira, engenheiro civil, mestre em Sistemas de Infraestrutura Urbana, doutorando em Ambiente e Sociedade; e Eduardo Gutierrez, economista e mestrando em Sociologia pela Unicamp.

Os pesquisadores irão discutir o desafio da governança climática nas cidades médias paulistas e tratar de questões que envolvem análise dos riscos de mudança climática nessas cidades, como a agenda climática é abordada e adaptada, quais estratégias de mitigação e adaptação são adotadas, como foram implementadas e de que maneira os agentes públicos atuam.

O evento será transmitido ao vivo às 10 horas, no canal do Nepam no Youtube.

O Ciclo de Webinários Nepam é uma série de eventos que reúne pesquisadores, professores, alunos da universidade e convidados de várias áreas para discutir experiências, soluções e ações neste momento de desafios e isolamento social.

Os webinários acontecem até julho de 2021, sempre às quartas-feiras, às 10 horas, no canal do Nepam no Youtube. Entre os temas previstos estão Mineração artesanal ou em pequena escala; Mudanças Climáticas no Brasil; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos; Sistemas Socioecológicos; Governança da Amazônia, Mudança Climática e Florestas Tropicais; Patrimônio e Mudança Climática; Serviços Ecossistêmicos; Mudanças Climáticas e Ambiente; Commodities Agrícola e Uso da Terra.

Mais informações: https://www.nepam.unicamp.br

Quarta-feira, 21 de outubro, às 10 horas. O webinar será transmitido pelo canal do Nepam no YouTube e Facebook.

A inscrição é gratuita e pode ser feita em https://forms.gle/zsLYahVQE9iL5Rms8