AmazôniaDestaquesDocumentários

Lançamento do documentário “Hidrelétricas na Amazônia: E Depois?” no NEPAM-UNICAMP

No dia 27 de março de 2025, às 16h (horário de Brasília), foi lançado no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM-UNICAMP) o documentário “Hidrelétricas na Amazônia: E Depois?”. A pesquisa que deu origem ao filme foi realizada por meio da iniciativa São Paulo Excellence Chairs (SPEC), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e desenvolvida em duas fases, ambas coordenadas pelo professor Emilio Moran – docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Michigan State University (MSU-EUA). Com décadas de experiência na Amazônia, Moran estuda a região desde os anos 1970, quando da construção da Rodovia BR-230 (Transamazônica).

O NEPAM, sede do Projeto SPEC-FAPESP, foi o local escolhido para o lançamento do documentário, que contou com a participação online de outras instituições parceiras: a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Altamira, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O filme mergulha nas histórias e experiências de comunidades diretamente impactadas por grandes empreendimentos hidrelétricos na região, como Belo Monte, Jirau e Santo Antônio. Com base em mais de uma década de pesquisas realizadas por uma equipe interdisciplinar, a produção audiovisual expõe as consequências ambientais e sociais dessas obras, enfatizando seus custos humanos e ecológicos.

A partir de depoimentos de ribeirinhos, povos indígenas e pesquisadores que vivenciaram e estudaram os impactos das usinas, o documentário questiona o modelo de desenvolvimento energético centrado em grandes hidrelétricas e propõe um debate sobre alternativas sustentáveis para a Amazônia.

Instituições participantes da pesquisa:

– Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
– Universidade de São Paulo (USP)
– Universidade Federal do Pará (UFPA)
– Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
– Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
– Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
– Michigan State University (MSU)
– West Virginia University (WVU)

Saiba Mais: Lançamento e Exibição do Documentário:

Lançamento do documentário (com debate e participação das instituições)

Documentário completo “Hidrelétricas na Amazônia: E Depois?”

Para mais informações, acesse a página do Projeto SPEC-FAPESP.