Eventos

Fórum Permanente: Hub Internacional para o desenvolvimento sustentável

 

Em 2013, a Unicamp adquiriu a Fazenda Argentina, uma área com 1,4 milhão de m2, contígua ao campus da Universidade, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Em sua origem, o HIDS foi imaginado como uma estrutura a ser criada na Fazenda Argentina e integrada de modo harmônico aos campi da Unicamp, combinando e articulando ações, através de parcerias e cooperações entre instituições que possuem competências e interesses voltados a prover contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável em sua forma mais abrangente. A proposta de um HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS-http://www.hids.depi.unicamp.br/) é construir uma estrutura que combina e articula ações, através de parcerias e cooperações entre instituições que possuem competências e interesses voltados a prover contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável de forma ampla, incluindo as ações que tenham impactos nos eixos social, econômico e ambiental. A ocupação dessa área é uma oportunidade de explorar iniciativas para promover atender e incentivar a Agenda 2030, da ONU, com seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, um compromisso assinado por 193 países, incluindo o Brasil.

O objetivo desse Fórum é discutir alguns modelos de hubs já existentes no Brasil, projetos que buscam enfrentar os desafios pelas mudanças climáticas, bem como pensar formatos de articulação entre a universidade, o poder público e instituições privadas para criação de um hub inteligente e sustentável.

 

PROGRAMAÇÃO:

Organização: NEPAM – (IFCH) – DEPI 
Coordenação: Prof.Dr. Marco Aurelio Pinheiro Lima e Prof.Dra. Aline de Carvalho

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

9h30 – Palestra: O Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) 

Prof.Dr. Marco Aurelio Pinheiro Lima (IFGW/DEPI)

Mesa 1 – Desenvolvimento sustentável: interações entre diferentes atores 

Mediador: Prof. Dr. Marcelo Cunha – Instituto de Economia – UNICAMP

André von Zuben, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas: O Plano Estratégico Campinas Cidades Inteligentes (PECCI)

Leonardo Guimarães – arquiteto e diretor executivo do Núcleo de Gestão do Porto Digital, em Recife  “PORTO DIGITAL: sustentabilidade para o desenvolvimento econômico regional e transformação territorial do Recife”

Prof.Dr. Wilson Ribeiro dos Santos Jr – arquiteto (PUC-Campinas) – “Oportunidades de transformar o master plan em pesquisa aplicada e replicável”

Ricardo Young – Pesquisador no Programa Cidades Globais nas empresas IEA-ESP. “A Sociedade civil e o desenvolvimento sustentável”

12h30 – Almoço

Tarde

14h30 – Mesa Redonda 2 – O desafio do desenvolvimento sustentável nas metrópoles 

Mediador: Prof.Dr. Roberto Donato da Silva Junior – Nepam Unicamp

Profa.Dra. Silvia Helena Zanirato (USP) “Desafios ao Desenvolvimento Sustentável na Macro metrópole Paulista: o papel e o lugar das pequenas cidades”

Profa.Dra. Leila da Costa Ferreira (Nepam) “O Desafio das mudanças ambientais globais no Antropoceno: ênfase nas questões das dimensões humanas das mudanças climáticas (Brasil, China e Moçambique)”

Cayo de Oliveira Franco, geógrafo do IBGE – “Como medir, reportar e monitorar o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis? Desafios do IBGE na produção de informação para cidades sustentáveis”

17h Encerramento

 

Inscrições e outras informações no site.