DestaquesNotícias

Pós-doutorado em sustentabilidade e uso da terra com bolsa da FAPESP

Uma vaga em projeto de pesquisa internacional selecionado em chamada da FAPESP com o Belmont Forum (foto: IFSRA)

Uma Bolsa Fapesp de Pós-Doutorado está disponível para o projeto “Transformações para a Sustentabilidade na Mineração de Ouro Artesanal e em Pequena Escala: Uma Perspectiva Multi-Ator e Trans-Regional“, aprovado em uma chamada de propostas lançada no âmbito do acordo da FAPESP com o Belmont Forum. As inscrições podem ser feitas até 2 de março de 2020, às 17 horas (horário de Brasília).

O Belmont Forum é um consórcio internacional que reúne as principais agências de fomento à pesquisa do mundo, entre elas a FAPESP, e abrange mais de 50 países distribuídos entre os seis continentes.

O candidato selecionado atuará no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável da Universidade de São Paulo (NAP.Mineração/USP).

Na Unicamp, a supervisão é da professora Lúcia da Costa Ferreira e, na USP, do professor Giorgio Francesco Cesare de Tomi.

O candidato selecionado participará de estudos interdisciplinares de cooperação transacional e transcontinental com o objetivo principal de buscar uma abordagem sustentável para a mineração de ouro artesanal e em pequena escala na Amazônia brasileira, que é o foco das pesquisas.

Os candidatos devem ter doutorado com até sete anos de conclusão em ciências ambientais, geociências, geografia ou correlatas e apresentar experiência de pesquisa em equipes interdisciplinares e transnacionais, além de experiência de campo na Amazônia ou áreas de florestas tropicais. Além disso, exigem-se para a vaga habilidades para elaboração de mapas temáticos e de processamento de imagens com ferramentas de análise de dados qualitativos e com uso e ocupação da terra e conflitos fundiários; disponibilidade para viagens de estudo no Brasil e exterior; fluência em português e inglês; experiência no uso de sistemas de informações geográficas como o ArcGIS, Q-GIS e Spring; de sensoriamento remoto como o ENVI; e georreferenciamento de dados, incluindo geodificação e GPS.

Os interessados devem enviar curriculum vitae resumido e carta de apresentação em inglês e português para gdetomi@usp.br, luciacf@unicamp.br e m.de.theije@vu.nl com cópia para neusatre@gmail.com.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/3448.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.