Sobre o PPG

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Apresentação do Programa – Ambiente e Sociedade

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (PPGA&S) da Unicamp foi criado em 2004 e é um dos mais importantes do País. O PPGA&S é composto por docentes altamente qualificados com desenvolvimento de pesquisas em várias áreas. Os principais objetivos do PPGA&S são a produção de pesquisa científica de ponta em Ambiente e Sociedade e a formação de profissionais especializados para o meio acadêmico (atividade de pesquisa e docência em universidades), para centros e institutos de pesquisa e também para a prestação de serviços de planejamento, consultoria e assessoria em órgãos públicos, associações da sociedade civil e empresas. O sucesso nessas duas frentes de atuação pode ser medido pela projeção nacional e internacional dos pesquisadores do PPGA&S e pelas posições de destaque em universidades e instituições públicas e privadas ocupadas por nossos ex-alun@s.

O objetivo do programa de pós-graduação em Ambiente e Sociedade (PPG-A&S) é promover a formação de doutoras e doutores direcionada à compreensão e resolução das complexas relações entre processos sociais e ambientais, com especial atenção às transformações das sociedades em direção à sustentabilidade. Formação esta gerada a partir de um contexto de excelência científica e amparado em conhecimento interdisciplinar, independente, crítico e reflexivo. Para isso, o programa, que é público e gratuito, tem como missões: 

  1. a) Promover uma formação ampla e interdisciplinar, configurada no campo de conhecimento em ambiente e sociedade e alimentada pelas diferentes perspectivas científicas e saberes que lhe oferecem suporte, como fundamento ao trabalho científico inovador e propositivo direcionado tanto à produção de conhecimento como ao enfrentamento dos problemas socioambientais contemporâneos; 
  2. b) Formar doutores capazes de atuar em instituições acadêmicas, institutos de pesquisa ou organismos governamentais, não-governamentais, no setor privado, e em parcerias público-privadas que se dediquem à análise e resolução de problemas sociais e ambientais a partir de uma sólida formação teórico-epistemológica; 
  3. c) Possibilitar a reflexão, crítica e enfrentamento das questões e problemas ambientais contemporâneos pela sociedade, a partir do uso e da aplicação de um repertório interdisciplinar e dinâmico de referências conceituais e metodologias que possibilitem e estimulem o debate entre diferentes perspectivas sobre questões ou problemas em ambiente e sociedade.

Estrutura Pedagógica – Ambiente e Sociedade

Três objetivos devem ser atingidos na formação acadêmica do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade. Em primeiro lugar, devem ser fornecidos os meios e instrumentos para que os especialistas de diferentes disciplinas possam estabelecer o diálogo. Em segundo lugar, deve ser fornecido um embasamento teórico-metodológico que permita exercer a interdisciplinaridade no contexto da temática ambiental e de suas respectivas decorrências no âmbito da conservação e das diferentes dimensões da sustentabilidade. Em terceiro lugar, pretende-se subsidiar teórico-metodologicamente os alun@s para que possam trabalhar com problemáticas específicas que contemplem as exigências particulares das alternativas de busca de sustentabilidade. 

Nesse sentido, o alun@ deverá cursar três disciplinas obrigatórias, são elas:

  • AS100 Fundamentos em Ambiente e Sociedade
  • AS101 Seminários de Tese
  • AS127 Introdução à Pesquisa Interdisciplinar

O alun@ deverá cumprir oito créditos em disciplinas eletivas oferecidas pelo PPGA&S e sugeridas pelo orientador.

Para mais informações sobre a grade curricular e requisitos vigentes, acesse o catálogo dos Cursos da Unicamp disponível na Página da Diretoria Acadêmica da Unicamp: https://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/pos-grad/catalogo2025/unidade/ifch-311/cursos/curso_28d.html

Linhas de Pesquisa

Mudanças Ambientais e Sustentabilidade

As linhas de pesquisa do Programa se concentram sob uma única área de concentração voltada à linhas de pesquisas em diferentes mudanças ambientais globais como a perda de biodiversidade e serviços ecossistêmicos, uso da terra e mudanças climáticas, assim como pesquisas em aspectos de sustentabilidade como produção agrícola sustentável e segurança alimentar, promoção da saúde e bem-estar, igualdade de gênero, energia, cidades sustentáveis, produção e consumo responsáveis, além do fortalecimento de instituições para o aperfeiçoamento e consecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Aos docentes é facultada a participação em no máximo duas linhas de pesquisa, de modo a ensejar uma forte interação entre as pesquisas de diferentes linhas.

  1. Biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano

Temas de pesquisa:

  • Levantamento, monitoramento e manejo de fauna e flora
  • Efetividade e manejo de áreas protegidas
  • Uso e cobertura da terra: ecologia da paisagem
  • Modelagem ambiental
  • Agropecuária, segurança alimentar e sustentabilidade
  • Provisão, uso e valoração de serviços ecossistêmicos e contribuições da natureza às pessoas
  • Saúde humana e meio ambiente
  • Sinergias entre biodiversidade e mudanças ambientais globais
  1. Mudanças climáticas e conflitos ambientais

Temas de pesquisa:

  • Riscos e vulnerabilidade às mudanças climáticas e eventos extremos
  • Mitigação e adaptação às mudanças climáticas
  • Impactos da produção mineral e energética
  • Uso e cobertura da terra: relações com mudanças do clima
  • Justiça social e ambiental
  • Igualdade e meio ambiente
  • Política climática e ambiental
  • Dinâmica demográfica
  1. Ciência transformativa para sustentabilidade

Temas de pesquisa:

  • Soluções baseadas na natureza
  • Infraestrutura e planejamento urbano e rural
  • Poluição e saneamento
  • Turismo sustentável
  • Energias limpas
  • Consumo e produção responsáveis
  • Bioeconomia
  • Cultura, patrimônio e meio ambiente
  • Uso e acesso aos recursos naturais
  • Governança transformativa