AmazôniaEventosNotícias

Seminário aberto discute impactos de longo prazo na Amazônia

Estão abertas as inscrições para o seminário Impactos de longo prazo na Amazônia: Reflexões interdisciplinares sobre processos e grandes projetos. O evento ocorre em 25 de novembro e discutirá os impactos sociais de processos de longo prazo na Amazônia brasileira, particularmente em áreas com grandes projetos de infraestrutura e de expansão do agronegócio. Interessados em participar devem realizar inscrição neste link – será emitido um certificado de participação.

Haverá participação de pesquisadores brasileiros e norte-americanos, os quais apresentarão resultados de recentes investigações científicas sobre o assunto. A realização da iniciativa foi possível através de apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Para o Prof. Álvaro D’Antona, coordenador do Laboratório Urbanização e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra (l-UM), trata-se de uma oportunidade de reunião de pesquisadores que estiveram envolvidos em distintas etapas de pesquisas sobre dinâmicas de usos e coberturas da terra na Amazônia desde os anos 70.

“A ciência é uma construção coletiva de longo prazo. Parte do meu pós-doutorado, nos primeiros anos do século XX, foi supervisionar equipes de entrevistadores no contato com colonos, seus filhos e netos, na Transamazônica. Tinha como missão ajudar a responder questões que estudos anteriores haviam suscitado, principalmente em relação ao comportamento dos descendentes dos colonos pioneiros. Vários estudantes que participaram como entrevistadores hoje são doutores elaborando seus próprios projetos. Acompanhar esse processo, desde os anos 1970, é testemunhar a construção de perspectivas intergeracionais de cientistas em uma tradição de pesquisa sobre aspectos intergeracionais das dinâmicas de uso e cobertura da terra na Amazônia”

Após o seminário, nos dias 26 e 27, professores, pesquisadores e estudantes se reunirão para o delineamento de novos projetos de pesquisa com o propósito de estudar os impactos sociais de grandes projetos de infraestrutura tais como Belo Monte e o projeto de mineração da Belo Sun, além de impactos do processo de expansão da soja e seus desdobramentos, como a construção de portos e de canais para o escoamento de grãos.

O evento do dia 25 é capitaneado pela Dra. Thais Tartalha Lombardi, pesquisadora colaboradora da Faculdade, com o apoio do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) e do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS), através do Laboratório de Urbanização e Mudança do Uso e Cobertura da Terra (l-UM) e do Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR), além da participação do Grupo de trabalho População, Espaço e Ambiente (GT PopEA) da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP).