Eventos

Século XXI em Perspectiva: Grandes projetos de desenvolvimento e desastres socioambientais, com Leila Ferreira, Emilio Moran e Gilberto Cervinski

 

Século XXI em Perspectiva: Ciclo de Mesas Redondas do X Enappas

Grandes projetos de desenvolvimento e desastres socioambientais

O X Encontro Nacional da Anppas será realizado entre os dias 5 e 8 de outubro de 2021. Entre as atividades preparatórias para o evento, será realizado um conjunto de mesas redondas mensais, com a participação de membros da comunidade científica, promotores de políticas públicas e lideranças de movimentos socioambientais para refletir sobre as mudanças ambientais no século 21. Esse é o objetivo da primeira mesa que terá como tema “Grandes projetos de desenvolvimento e desastres sociambientais”, dia 8 de abril de 2021, às 19 horas. Para discutir essa questão, a organização do X Enanppas e a Diretoria da Anppas convidam o professor da Universidade de Michigan, Emilio Moran, e o membro da Coordenação Nacional do Movimento de Atingidos por Barragens, Gilberto Cervinski, para uma mesa redonda. A mediação será da professora da Unicamp, Leila da Costa Ferreira, e a abertura do diretor de relações institucionais da Anppas e professor da Unicamp, Roberto Donato. 

 

ABERTURA
Roberto Donato
Professor Doutor do Núcleo Geral Comum (NGC), do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e do Doutorado em Ambiente e Sociedade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), todos no âmbito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).


 

PALESTRANTE
Emílio Moran
Emilio Frederico Moran, mais conhecido por Emilio Moran, nasceu em Cuba, em 1946. É professor de Antropologia, Geografia e Ciências Ambientais na Michigan State University. Publicou diversos artigos científicos e livros sobre Ecologia humana, adaptabilidade humana, população e meio ambiente, desmatamento e questões sobre a Amazônia.


 

PALESTRANTE
Gilberto Cervinski
Especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Especialista em Economia Política pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente desenvolve atividades de formação e pesquisa junto às movimentos sociais e atuante no Movimento dos Atingidos por Barragens.


 

MEDIAÇÃO
Leila Ferreira
Leila da Costa Ferreira é professora titular de sociologia da Unicamp, onde foi mestre, em 1986, orientada por Daniel Hogan, e doutora, em 1992, orientada por Vilmar Faria. Atualmente, é coordenadora associada do Nepam. Realizou pós-doutoramento nas universidades de York e do Texas. É membro fundadora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS).