Saúde e Ambiente na Amazônia Brasileira no Contexto da COVID-19: presente e passado das epidemias na Amazônia brasileira

A Amazônia brasileira enfrenta sérios desafios na saúde pública e retrocessos na proteção ambiental. Este quadro é ainda mais crítico ante a gravidade da COVID-19, que atingiu as unidades federativas de forma desproporcional, chamando a atenção para fragilidades do sistema de saúde na Região Amazônica e suas marcantes desigualdades sociais. Para debater esse cenário, o programa SPEC realizará um ciclo de webinários sobre saúde, dinâmica socioambiental e grandes projetos de infraestrutura na Região Amazônica. O primeiro episódio analisará os principais problemas de saúde pública da Amazônia brasileira a partir dos conceitos de epidemia, endemia e sindemia.

Abertura:
Luiz Eugênio Mello – Diretor Científico da FAPESP
Emilio Moran – Michigan State University (MSU) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Moderador:
Igor Cavallini Johansen – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Palestrantes:

Marcia Castro – Harvard T.H. Chan School of Public Health (HSPH)

Pedro Fernando da C. Vasconcelos – Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Fernando Dias de Avila Pires – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ)

Ao vivo

Participe do webinário enviando sua pergunta para covid.amazonia@gmail.com