DestaquesDoutorado NEPAMEventos

Palestra “Propostas para uma Política de Sobrevivência” ministrada por Luiz Marques no Auditório do NEPAM às 14 horas no dia 21/06/2023

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e o Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade da Unicamp promovem palestra com o tema ‘Propostas para uma Política de Sobrevivência’.  O tema aponta, com base na análise de uma quantidade imensa de dados, um futuro excruciante que virá, caso não rompamos com os pilares do capitalismo contemporâneo, e elenca as possibilidades de ação imediata para evitar que a catástrofe seja ainda maior

A palestra será ministrada por Luiz Marques, professor livre-docente aposentado e colaborador do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde foi cofundador do curso de pós-graduação em História da Arte. Foi pesquisador convidado no Institut Français de Florence e é autor de ensaios, livros e catálogos sobre a tradição clássica, sobretudo no âmbito da história da arte da Itália dos séculos XIII ao XVI. Entre 1995 e 1997, foi curador-chefe do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Nos últimos quinze anos, tem se dedicado à docência e a pesquisas sobre as crises socioambientais contemporâneas. Nessa qualidade, foi professor convidado na Universidade de Leiden, na Holanda, e publicou artigos e livros, entre os quais Capitalismo e colapso ambiental (Editora da Unicamp, 2015; publicado em inglês pela Springer, 2020), que em 2016 obteve o Prêmio Jabuti e o segundo lugar no Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu). Entre 2017 e 2021, contribuiu regularmente com artigos para o Jornal da Unicamp. É atualmente professor sênior da Ilum — Escola de Ciência, vinculada ao Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), e membro do Coletivo 660, nascido do Fórum Social Mundial. Diversos de seus artigos estão disponíveis em: https://unicamp.academia.edu/LuizMarques.

INFORMAÇÕES GERAIS

📅 Data: 21 de junho de 2023 (quarta-feira), às 14h