BiodiversidadeDestaquesNotícias

NEPAM sedia workshop inaugural do 3º Programa de Trabalho da BPBES

 

Workshop inaugural do 3º Programa de Trabalho da BPBES

Nos dias 14 e 15 de março, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) da Unicamp sediou o 1º Workshop do 3º Programa de Trabalho da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES). O evento reuniu os coordenadores dos novos diagnósticos temáticos da plataforma, dando início à produção de três novos relatórios: Saúde, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos de Solo; Urbanização, Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos e Solo, Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos.

A BPBES já realizou oito diagnósticos temáticos sobre temas estratégicos para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade no Brasil: biodiversidade e serviços ecossistêmicos, polinização, restauração florestal, água, mudanças climáticas, agricultura, espécies exóticas invasoras e o diagnóstico marinho-costeiro.

Durante o workshop, os coordenadores—vindos de diferentes estados e instituições—tiveram contato com a abordagem metodológica dos relatórios da BPBES, aprofundaram-se no referencial teórico e compreenderam as etapas de produção dos diagnósticos, relatórios temáticos e dos sumários voltados para tomadores de decisão. Além disso, começaram a delinear o escopo dos estudos e a mapear os potenciais pesquisadores e especialistas que poderão contribuir na elaboração desses documentos.

A coordenadora associada do NEPAM, Cristiana Seixas, que também coordenou o Diagnóstico Marinho-Costeiro e integra o Conselho Técnico-Científico da BPBES, destacou a relevância do envolvimento do núcleo nessa iniciativa: “A produção de sínteses de conhecimento como as que a BPBES realiza é fundamental para embasar políticas públicas eficazes e fomentar o diálogo entre ciência e sociedade. Para o NEPAM, é um privilégio contribuir para esse processo, consolidando nossa atuação em pesquisa interdisciplinar voltada à sustentabilidade.”

O coordenador-geral da BPBES, Carlos Joly, professor emérito da Unicamp, ressaltou o entusiasmo com o avanço do terceiro programa de trabalho da plataforma: “Estamos iniciando um novo ciclo de relatórios temáticos, focando em áreas que ainda não receberam o devido aprofundamento, mas que são cruciais para subsidiar tomadores de decisão. Solos, saúde e urbanização são temas estratégicos para o futuro da biodiversidade e para o bem-estar das pessoas.”

Sobre a BPBES

A BPBES tem como missão produzir regularmente sínteses do melhor conhecimento disponível pela ciência acadêmica e pelos saberes tradicionais sobre biodiversidade, serviços ecossistêmicos e suas relações com o bem-estar humano, promovendo diálogos com diferentes setores da sociedade. Os relatórios da plataforma são desenvolvidos por especialistas reconhecidos em suas áreas, convidados a colaborar voluntariamente. Esses especialistas podem ser pesquisadores de instituições acadêmicas, representantes da sociedade civil organizada, do governo, de empresas públicas ou privadas e detentores de conhecimentos tradicionais e indígenas.