Laboratórios de Pesquisa

O NEPAM possui laboratórios que abrangem diversas áreas de pesquisa, que contribuem para os estudos interdisciplinares em Ambiente e Sociedade. 

 

Laboratório de Arqueologia Pública ‘Paulo Duarte’

As atividades do LAP estão ligadas ao Grupo de Pesquisa “Arqueologia Histórica”, cadastrado no CNPq. No NEPAM, o LAP insere-se nas pesquisas e discussões sobre ambiente e sociedade.

Pesquisadora responsável: Aline Vieira de Carvalho

 

Conservação e gestão de recursos naturais de uso comum

Grupo interdisciplinar de pesquisa, ensino e extensão que atua desde 2009 na área de gestão e conservação de recursos naturais de uso comum.

Pesquisadora responsável: Cristiana Simão Seixas

 
 
Laboratório de Ecologia e Manejo de Ecossistemas

As linhas de pesquisa e extensão do LEME abordam o funcionamento de ecossistemas e as dinâmicas socioecológicas a eles relacionados, a fim de subsidiar processos de governança ambiental com vistas a conservação  da biodiversidade e a melhora da qualidade de vida, isto é, integrando conservação e desenvolvimento local.

Pesquisadora responsável: Simone Aparecida Vieira

 

Laboratório de Ecologia Humana

O Laboratório de Ecologia Humana – LEHMA – aborda estudos interdisciplinares e numa perspectiva da antropologia rural e ambiental, ciências políticas, ecologia e ciências da terra, tendo como arcabouço teórico-conceitual modelos de governança dos diversos sistemas socioecológicos e seus diferentes arranjos institucionais com foco nos diversos ecossistemas brasileiros e caracterizados por contextos de múltiplos e diversos agentes sociais.

Pesquisadora responsável: Célia Futemma

 

Laboratório de Análises Espaciais, Conservação Ambiental e Sustentabilidade

Os avanços tecnológicos em satélites, sensores e softwares de análise espacial ampliaram a compreensão das mudanças ambientais no século 21, impulsionando pesquisas interdisciplinares. Nesse contexto, surge o Laboratório de Análises Espaciais, Conservação Ambiental e Sustentabilidade (LAECAS), com o objetivo de integrar dados ambientais e socioeconômicos para estudar a distribuição espaço-temporal das mudanças ambientais e suas interações com processos ecológicos. Além disso, busca compreender como diferentes configurações sociais, culturais e econômicas influenciam a participação e resposta de grupos sociais às políticas ambientais e iniciativas de conservação e manejo sustentável dos recursos naturais.

Pesquisador responsável: Ramon Felipe Bicudo da Silva