Search
Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais

Commodities agrícolas e uso da terra em um mundo teleacoplado

Seminário on-line do Nepam abre espaço para discussões de experiências, soluções e ações na área ambiental no contexto de isolamento social durante a pandemia de COVID-19

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e o Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promovem, em 28 de julho de 2021, o seminário on-line “Commodities agrícolas e uso da terra em um mundo teleacoplado”.

O evento integra o ciclo de encontros virtuais do Nepam, iniciados em 2020, que apresenta palestras, oficinas, debates, experimentações e atividades. O objetivo é discutir experiências, soluções e ações na área ambiental no contexto de isolamento social durante a pandemia de COVID-19.

O seminário abordará o projeto “Segurança alimentar e uso da terra: o desafio do Telecoupling“, coordenado pelo pesquisador Mateus Batistella, do Nepam-Unicamp e da Embrapa Informática Agropecuária, e apoiado pela FAPESP no âmbito de um acordo de cooperação com o Belmont Forum. A programação terá a participação dos pesquisadores Ramon Bicudo, da Unicamp e Universidade Estadual de Michigan (MSU), nos Estados Unidos; e Geraldo Martha, Embrapa Informática Agropecuária.

​​Em colaboração com pesquisadores dos Estados Unidos, Reino Unido e China, o projeto tem como objetivo estudar como interações socioeconômicas e ambientais entre sistemas naturais e humanos acoplados, como é o caso dos processos de produção e fluxo de commodities agrícolas, podem afetar a segurança alimentar e a dinâmica de uso da terra.

O evento é gratuito e será transmitido às 10h, pelo canal do Nepam no Youtube. A inscrição pode ser feita em https://forms.gle/9pNpBULijdHa3yAB8. Os inscritos irão receber certificado de participação. 

Mais informações: www.nepam.unicamp.br/ciclo-de-webinarios-nepam-2020-21/.

Convidados

 

Mateus Batistella
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1987), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências Ambientais pela Indiana University (2001). É pesquisador da Embrapa e docente permanente da Universidade Estadual de Campinas no programa de doutorado em Ambiente e Sociedade.

 

Ramon Felipe Bicudo da Silva
Biólogo (UNESP/Bauru), Doutor pelo programa em Ambiente e Sociedade do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM/UNICAMP), mestre pelo curso de Engenharia Agronômica (UNESP/Botucatu) e especialista em Gestão Ambiental (UFSCar). Experiência profissional e acadêmica nas áreas de pesquisa socioambiental aplicada, gestão ambiental de paisagens urbanas e agrícolas, ecologia geral e da paisagem, sensoriamento remoto e geoprocessamento e pesquisas sobre as dinâmicas de uso e cobertura da terra.

 

Geraldo Bueno Martha Junior
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo, ESALQ (1994), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Agronomia, com área de concentração em Ciência Animal e Pastagens, pela Universidade de São Paulo, ESALQ, e pós-doutorado em economia (2008), pela Universidade de Brasília (UnB). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 2001, atualmente lotado na Embrapa Informática Agropecuária. Foi professor do curso de pós-graduação em Ciências Animais, da UnB, entre 2006 e 2012.