Práticas transformadoras em direção à sustentabilidade na região amazônica

O seminário abordará iniciativas locais que emergiram nos últimos 30 anos na região Amazônica e tentam resistir a inúmeros desafios.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e o Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promovem, em 16 de dezembro de 2021, o seminário virtual “Práticas transformadoras em direção à sustentabilidade na região amazônica”

“O projeto AGENTES identificou centenas de iniciativas voltadas à sustentabilidade na região Amazônica. E são iniciativas que vêm contribuindo de forma criativa e inclusiva com modelos de desenvolvimento mais justos e sustentáveis por toda a região. Emergiram nos últimos 30 anos e tentam resistir a inúmeros desafios, apesar do momento crítico pelo qual passa a região Amazônica, tanto por causa da pandemia da Covid-19, quanto pelo impacto de recentes políticas públicas e pressões sobre a região. E a pesquisa colaborativa conduzida pelo projeto AGENTES está pautada em contribuir com a visibilidade das iniciativas, bem como dar voz e vez àqueles envolvidos em tais práticas, tais como lideranças locais, agricultores, técnicos locais”, conta a pesquisadora Célia Futemma, do Nepam, coordenadora do projeto Amazonian Governance to Enable Transformations to Sustainability (Agents), financiado pela FAPESP, e uma das organizadoras do evento.  Também integram a comissão organizadora o professor Eduardo Brondízio (Nepam/Unicamp e Indiana University) e as pesquisadoras Daiana Tourne e Nathalia M. dos Santos (Nepam/Unicamp).

“A perspectiva da pesquisa sobre transformação para a sustentabilidade”, “SAFTA: Práticas sustentáveis e diversificação da agricultura amazônica”, “Sistema Agroflorestal na Comunidade Quilombola de São Manoel, Moju (PA)”, “Transformações coletivas: Meliponicultura e Apicultura no assentamento BAB” e “A cooperativa Coopmel em Boa Vista dos Ramos (AM)” são temas das palestras previstas na programação.

Os palestrantes serão Eduardo Brondízio (Nepam/Unicamp e Indiana University), Michinori Konagano (Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu – CAMTA, PA), Jeovan A. Carvalho (Comunidade de São Manoel, PA), Joaquim de Vasconcelos (Assentamento Benedito Alves Bandeira, PA), Acácio de Melo (IFPA), Jeremias Vieira (Cooperativa de Meliponicultura – COOPMEL, AM) e Francisco Andrade (Nepam/UFAM). A mediação das palestras será feita pela pesquisadora Célia Futemma (Nepam/Unicamp).

Gratuito e aberto ao público, o evento será transmitido das 10h às 11h30, pelo canal do Nepam no YouTube. Os interessados em receber certificado de participação podem se inscrever por formulário eletrônico.

Mais informações: www.nepam.unicamp.br/ciclo-de-webinarios-nepam-2020-21/.