EventosNotícias

O Curso de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Unicamp realizará o seminário Insumo-Produto e Equilíbrio Geral: Avaliação de Impactos Socioeconômicos e Ambientais no dia 9 de novembro de 2018. A atividade faz parte da disciplina “Análise Aplicada de Insumo-Produto e Equilíbrio-Geral”, ministrada pelo professor Marcelo Pereira da Cunha, nos programas de pós do Instituto de Economia (IE) e da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM).

Segundo o professor Marcelo, o objetivo do evento é apresentar resultados de pesquisas usando modelos econômicos e que tratam de temas como pegada hídrica, uso de energia, emissões de gases de efeito estufa e mudança do uso da terra. Outro foco do evento é identificar áreas de pesquisa do NEPAM em que estes estudos podem ser úteis.

Também serão abordados temas como a análise de políticas que envolvem a interação e

interdependência entre os diversos agentes econômicos, entre eles consumo das famílias,

consumo do governo, formação bruta de capital fixo, exportações, importações e setores

produtivos.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento. O seminário será realizado no Auditório do Nepam ˜Daniel Hogan”, na Rua dos Flamboyants, 155 – Cidade Universitária, das 14 horas às 17 horas.

Palestrante: Professor Doutor Marcelo Pereira da Cunha. Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestre em Matemática Aplicada pela Unicamp e doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp. É professor do Instituto de Economia da Unicamp; atua nas áreas de Economia Matemática e Economia das Empresas. Tem experiência na construção de modelos de insumo-produto para avaliação de impactos socioeconômicos e ambientais devido à inserção de um novo setor produtivo e às mudanças tecnológicas e estruturais na economia. Atua principalmente no estudo de setores energéticos.