Notícias

Pesquisadora do Nepam é co-autora de artigo sobre sensibilidade térmica das florestas tropicais na revista Science

O estudante de mestrado Eder C. das Neves mede um angelim-saia no Mato Grosso – Foto: Ben Hur Marimon Junior

A pesquisadora do Nepam, Simone Aparecida Vieira, é uma das co-autoras do artigo Long-term thermal sensitivity of Earth’s tropical forests (Sensibilidade térmica das florestas tropicais a longo prazo), publicado na quinta-feira (21 de maio), na revista Science, uma das principais revistas científicas do mundo.

O artigo revela que a “tolerância das florestas tropicais com o aquecimento global está chegando ao fim, especialmente na Amazônia. Mesmo que o desmatamento e as queimadas cessassem por completo a partir de amanhã, a elevação da temperatura média global — decorrente do acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera — poderá levar a um empobrecimento em massa desses biomas nas próximas décadas.

Segundo os pesquisadores, as florestas têm um limite de tolerância térmica de até 32 graus Celsius na temperatura ambiente. Acima disso, começam a perder biomassa, como se estivessem definhando; a mortalidade de árvores aumenta, e a taxa de crescimento da vegetação como um todo diminui. Ocorre assim uma inversão de funções: em vez de retirar e estocar dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, a floresta passa a ser fonte de emissão de gases.” Leia matéria “Amazônia perto do calor Máximo” publicada na Revista Piauí.

O artigo Long-term thermal sensitivity of Earth’s tropical forests pode ser lido em: https://science.sciencemag.org/content/368/6493/869 

 

Assista ao vídeo “Long Term Thermal Sensitivity of Earth’s Tropical Forests”