BOLSA DE PÓS-DOUTORADO – Projeto ENLACES: Conhecimento Local e Indígena para uma (Bio)economia Inclusiva na Amazônia

Prazo para inscrição prorrogado!
20 de janeiro de 2023

Esta vaga é vinculada ao projeto LINKAGES (em inglês) ou ENLACES (Conhecimento Local e Indígena para uma (Bio)Economia Inclusiva na Amazônia). A bolsa de Pós-Doutorado é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O Projeto ENLACES refere-se ao consórcio internacional Brasil (FAPESP) – Holanda (NWO), composto por parceiros acadêmicos e não acadêmicos e sob Coordenação da Profa. Célia Futemma (UNICAMP, Brasil) e do Prof. Fabio de Castro (Universidade de Amsterdam, Holanda). A partir de uma perspectiva crítica da bioeconomia, o projeto ENLACES endereça como as cadeias de valor dos produtos da sociobiodiversidade, baseadas no conhecimento local e produzidas nas florestas, agroflorestas e lagos de planície, sustentam economias locais e uma transformação regional rumo a bioeconomias sustentáveis e inclusivas na Amazônia brasileira. Construído com base em um compromisso de longo prazo com a região, um consórcio transdisciplinar formado por pesquisadores, produtores rurais e demais profissionais (extensionistas) irá analisar a organização e o funcionamento de cadeias de valor locais (açaí, cacau, frutas tropicais, produtos madeireiros e não-madeireiros e pirarucu), bem como seus impactos econômicos e ambientais em nível local e municipal. O projeto irá coproduzir conhecimento para o avanço do desempenho econômico, ambiental, administrativo e técnico, de modo a melhorar a agregação de valor, o compartilhamento de benefícios e os resultados em termos da paisagem. O projeto tem como foco duas regiões – o estuário/vale do Acará e Baixo Amazonas/Santarém – caracterizadas por um mosaico de paisagens que vêm sofrendo rápidas mudanças.

O trabalho será realizado no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil em colaboração com a Universidade de Amsterdam, Holanda.

Os candidatos precisam apresentar um perfil interdisciplinar em ciências naturais e ciências sociais/humanas e experiência prévia em pesquisa e trabalho de campo na região Amazônica. O pós-doc irá integrar a equipe de pesquisadores e parceiros do projeto e deve contribuir em frentes de trabalho que combinam atividades de pesquisa e administrativas. No campo, aplicação de diferentes métodos de coleta de dados (p.ex., grupo focal e entrevistas), suporte à organização de oficinas locais e participativas. Em laboratório, contribuir na gestão e análise dos dados e interagir com todos os membros do projeto e apoiar a organização de encontros nacionais e internacionais do projeto. O pós-doc trabalhará em estreita colaboração com o pós-doutorando do lado holandês, com os coordenadores do projeto e com os quatro alunos de Doutorado e demais bolsistas do projeto. Habilidades em análises de cadeias de valores, bem como, treinamento e experiência em trabalhar com agentes múltiplos e diversos (multiple stakeholders), principalmente com populações locais e comunidades. E, experiência empírica em gestão de pesquisa e projetos.

Para ter acesso às informações do projeto, faça o download do arquivo abaixo:

ícone
Projeto Linkages 2023