EventosNotícias

Mineração Artesanal e de Pequena Escala: Transformações em direção à sustentabilidade

No dia 7 de outubro, quarta-feira, às 10 horas, acontece o primeiro webinário do Ciclo de Webinários do Nepam 2020-2021. O tema “Sustainability Transformations in Artisanal and Small-scale Gold Mining: A Multi-Actor and Trans-Regional Perspective in Brazil”  (“Transformações para a sustentabilidade na mineração de ouro artesanal e em pequena escala: uma perspectiva multiator e transregional”) vai discutir os aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais da mineração de ouro em pequena escala na região amazônica.

O projeto é apoiado no âmbito do consórcio internacional Belmont Forum, que reúne as principais agências financiadoras de pesquisas sobre mudanças ambientais no mundo – entre elas a FAPESP. A pesquisa é focada nos usos da terra e nos conflitos em áreas de mineração artesanal e em pequena escala de ouro (ASGM) na Amazônia brasileira.

“A mineração artesanal ou em pequena escala tem sido praticada ao longo dos séculos e tem sido a fonte de recursos para milhares de pessoas, geralmente de baixa renda. Atualmente, estima-se que 16 milhões de pessoas ao redor do mundo dependem economicamente da mineração artesanal ou em pequena escala de ouro (ASGM, por suas siglas em inglês). No Brasil, a ASGM, conhecida como garimpo de ouro, está historicamente relacionada aos processos de ocupação do território, de construção da relação entre a sociedade nacional e os recursos naturais e de discussão sobre as condições de trabalho da população mais vulnerável”, explica a professora e membro do projeto “Gold Matters: Sustainability Transformations in Gold Mining”, Marjo de Theije , da Vrije Universiteit Amsterdam, que fará uma apresentação no evento.

Ainda de acordo com a professora,  “o objetivo do GOLD MATTERS é considerar se poderia ocorrer, e de que forma, uma transformação social em direção a um futuro sustentável para a ASGM. Isto inclui uma reflexão crítica sobre o tipo de sustentabilidade que estaria envolvida, para quem, e como. Para examinar se é possível alcançar futuros sustentáveis nas regiões mineiras, buscamos conceitualizar a dinâmica da sustentabilidade, baseados em uma metodologia inovadora e prática que incorpora uma abordagem em duas vias.”

Participam do debate os professores e pesquisadores Lúcia da Costa Ferreira, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Unicamp; Giorgio Francesco Cesare de Tomi, da Universidade de São Paulo (USP); Marjo de Theije, da Vrije Universiteit Amsterdam, Department of Social and Cultural Anthropology; Jorge Calvimontes, do Nepam e pós-doc no projeto Gold Matters; Luciana Massaro, da Unicamp e pós-doc no projeto Gold-Matters; Raíssa Resende de Moraes, doutoranda em Ambiente e Sociedade (Unicamp); Januária de Mello, doutoranda em Ambiente e Sociedade (Unicamp); e Carlos Henrique Xavier Araujo, doutorando em Engenharia de Minas (USP).

O evento online é aberto ao público e todos os inscritos irão receber certificado de participação.

Para se inscrever e consultar a programação, acesse o link https://www.nepam.unicamp.br/ciclo-de-webinarios-nepam-2020-21/

A transmissão será pelo canal do Nepam, no YouTube (clique aqui).

Sobre o Ciclo de Webinários do Nepam 2020-2021

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e o Doutorado em Ambiente e Sociedade da Unicamp promovem, de outubro de 2020 a julho de 2021, um ciclo de webinários.

Serão palestras, oficinas, debates, experimentações e atividades para discutir experiências, soluções e ações neste momento de desafios e isolamento social. A série contará com a participação de pesquisadores, professores, alunos da universidade e convidados.

A organização do ciclo de webinários contou com a participação dos pesquisadores,  professores, alunos e funcionários do Nepam e do programa de doutorado.

Os temas que compõem o Ciclo são: Mineração artesanal ou em pequena escala; Mudanças Climáticas no Brasil; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos; Sistemas Socioecológicos; Governança da Amazônia, Mudança Climática e Florestas Tropicais; Patrimônio e Mudança Climática; Serviços Ecossistêmicos; Mudanças Climáticas e Ambiente; e Commodities Agrícola e Uso da Terra.