Destaques

Duas bolsas da FAPESP para pós-doutorado com pesquisa em transformações para sustentabilidade no Nepam

Projeto no Nepam da Unicamp apoiado por instituições do exterior trata de transformações para sustentabilidade (Imagem: Thinkstock)

Duas bolsas da FAPESP de pós-doutorado estão disponíveis para o projeto de pesquisa “Sustainability Transformations in Artisanal and Small-Scale Gold Mining: A Multi-Actor and Trans-Regional Perspective“. Os interessados podem se inscrever até 15 de março de 2019.

Além da FAPESP, o projeto é apoiado pelo Belmont Forum, grupo de instituições de fomento à pesquisa sobre mudanças globais, como parte da chamada internacional “Transformations to Sustainability”.

As oportunidades são para trabalhar com pesquisas interdisciplinares de cooperação internacional no campo da mineração de ouro artesanal. O principal objetivo dos pós-doutorandos será desenvolver uma pesquisa com ação transdisciplinar que examinará se é possível alcançar futuros sustentáveis em regiões de mineração na África e no Brasil. O estudo também apresentará um conceito de vida útil do ouro para melhor conceituar a dinâmica da sustentabilidade.

Os bolsistas estarão envolvidos em atividades no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Unicamp e no Núcleo de Pesquisa para a Mineração (Nap Mineração) da Usp, ambos sob supervisão dos professores Lúcia da Costa Ferreira, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Georgio Francesco Cesare de Tomi, da Universidade de São Paulo (Usp).

Os bolsistas serão responsáveis por gerenciar os dados científicos obtidos na pesquisa, trabalhando em conjunto com os pesquisadores do projeto para garantir ampla disseminação dos resultados entre acadêmicos e profissionais. Viagens ocasionais serão necessárias para a realização da pesquisa no Brasil e no exterior.

Bolsista para o Nepam

Os candidatos devem ter doutorado em Ciências Humanas, Sociais ou áreas afins, com experiência de pesquisa em equipes interdisciplinares e transnacionais, além de experiência de campo na Amazônia. Além disso, exigem-se para as vagas perfil de pesquisador colaborador e o domínio dos idiomas português, inglês e espanhol.

Os interessados pelas vagas devem enviar curriculum vitae resumido e carta de apresentação em inglês para a professora coordenadora do projeto Lúcia da Costa Ferreira (luciacf@unicamp.br), com cópia para neusatre@gmail.com.

Bolsista para o Nap Mineração USP

Os candidatos devem ter doutorado em Engenharia Mineral ou Geológica, com experiência em gestão de equipes interdisciplinares e transnacionais. É necessário possuir experiência prática de longo prazo na Amazônia, conhecimentos em gestão de mina e experiência na coexistência de mineração de grande porte com a mineração artesanal e em pequena escala por meio de diálogos em ambiente multi-stakeholder. Além disso, exigem-se para as vagas perfil de pesquisador colaborador e o domínio dos idiomas português, inglês e espanhol.

Os interessados pelas vagas devem enviar curriculum vitae resumido e carta de apresentação em inglês para o professor Georgio Francesco Cesare de Tomi (detomi@usp.br), com cópia para luciacf@unicamp.br, neusatre@gmail.com e m.de.theije@vu.nl