Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais

Advanced school on Water-energy-food nexus

“INSCREVA-SE!!
www.fec.unicamp.br/wefnexus

A “ADVANCED SCHOOL ON WATER ENERGY FOOD NEXUS” (WEF Nexus) apresentará uma oportunidade única para cerca de 100 estudantes de pós-graduação, pós-doutores e jovens pesquisadores selecionados das melhores universidades de todo o mundo a fazer parte de dez dias de aprendizagem teórica e prática na qual a análise de sistemas complexos e sustentabilidade é o foco principal.

Alcançar segurança em água, energia e alimentos e, consequentemente, a sustentabilidade, é o principal desafio futuro, porém possível, mesmo sob condições econômicas globais difíceis e desafiadoras. Este desafio engloba também a dimensão humana e o cumprimento de seus direitos básicos. A demanda global e as avaliações de oferta prevêem deficiências significativas em água e alimento no futuro. Apesar disso, o acesso universal a padrões mínimos de água, energia e alimentos pode ser alcançado e sustentado por meio de uma abordagem “nexus”. A palavra “nexus” significa o entendimento de interdependências, tensões e trocas. No contexto da mudança ambiental, os sistemas de água, energia e alimentos estão intrinsecamente ligados e qualquer esforço para direcionar a sustentabilidade precisa considerar suas conexões mais amplas e complexas.

A WEF Nexus será um curso de duas semanas (de 15 de outubro a 26 de outubro de 2018) que ajudará os alunos a analisar sistemas complexos como este, compreendendo os impactos sociais, econômicos e ambientais envolvidos nas decisões relativas à inovação tecnológica e ao desenho de políticas. Os alunos aprenderão diferentes métodos de avaliação, técnicas de modelagem e análise de risco para aplicá-los individualmente ou em combinação a projetos de pesquisa, processo de tomada de decisão ou desenvolvimento de políticas ligadas ao nexo água-energia-alimento em um ambiente interdisciplinar, intercultural e inspirador.

A FAPESP financiará passagens aéreas e despesas de permanência para estudantes selecionados para participar da escola. As inscrições são online, do dia 15 de maio a 31 de junho de 2018. Para maiores informações, consulte nosso site!”