DestaquesNotícias

Meia-calça, lata de cerveja e tinteiro: g1 mostra objetos encontrados em escavações no DOI-Codi, em SP

Trabalho em centro de tortura da ditadura militar contou com arqueólogos e historiadores de 10 instituições. Cerca de 300 peças devem integrar exposição aberta ao público em 2024.

 

 

Uma meia-calça, um tinteiro e uma lata de cerveja fazem parte dos cerca de 300 itens encontrados por pesquisadores durante as escavações arqueológicas no antigo DOI-Codi, centro clandestino de tortura da época da ditadura militar, na Zona Sul de São Paulo. O g1 conheceu com exclusividade alguns dos objetos que, futuramente, vão integrar uma exposição aberta ao público (veja no vídeo acima).

Carregados de memórias sobre o período de repressão, os artefatos fazem parte de uma extensa lista de descobertas feitas por arqueólogos e historiadores de 10 instituições, dentre elas UnicampUnifesp e UFMG, entre os dias 2 e 14 de agosto. Os achados também incluem, por exemplo, vestígios do que pode ser sangue e a inscrição de um calendário em cômodos de um dos prédios do complexo.

 

Todas as peças encontradas estão sob tutela do Laboratório de Arqueologia Pública (LAP) da Unicamp, em Campinas (SP), onde serão processadas e conservadas temporariamente. A expectativa dos pesquisadores é que os itens sejam colocados em exposição em março de 2024, quando o golpe de estado que instaurou a ditadura militar no Brasil completa 60 anos.

 

 

Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2023/10/19/meia-calca-lata-de-cerveja-e-tinteiro-g1-mostra-objetos-encontrados-em-escavacoes-no-doi-codi-em-sp.ghtml