Programação
O programa foi desenvolvido com base nas oito competências para o treinamento em sustentabilidade: pensamento sistêmico, pensamento voltado para o futuro, pensamento centrado em valores, pensamento estratégico, implementação, competências interpessoais, intrapessoais e de integração. Além disso, considerando que a transdisciplinaridade é definida a partir de problemas reais, orientada a soluções, inclusiva, inovadora e deve envolver o público-alvo em um processo intencional, autorreflexivo e de coprodução, vários espaços do programa se concentram em práticas, incluindo viagens de campo a comunidades tradicionais.
A Escola está organizada em 4 módulos:
Módulo I
O contexto das alterações ambientais globais e conceitos-chave
- Alterações climáticas e perda de biodiversidade: desafios da complexidade
- Sistemas sócio-ecológicos e sistemas adaptativos complexos
- Pluralidade de valores e sistemas de conhecimento
- Mudanças transformadoras
Módulo III
Transdisciplinaridade para a transformação das arenas político-científicas
- Interface ciência-política a nível internacional
- Interface ciência-política a nível nacional e estadual
- Conhecimento local indígena para a elaboração de políticas
Módulo II
Transdisciplinaridade: abordagens metodológicas e analíticas
- Pesquisa-ação participativa e monitoramento de base comunitária
- Etnobiologia
- Gestão de ecossistemas
- Governança adaptativa
Módulo IV
Os desafios para a mudança transformadora
- Descolonização e mudança transformadora
- Mudança transformadora para a regeneração sócio-ecológica.
Adicionalmente, haverá painéis e atividades de grupo envolvendo múltiplos atores, incluindo:
- Painel II: O Programa Conexão Mata Atlântica
- Painel III: Múltiplos saberes e valores para a mudança transformadora.
- Arte-atividade sobre co-criação de diálogos e cenários
Apoio

Realização



Apoio Institucional



















