Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Transdisciplinaridade para Mudanças Transformativas

Inscrições

Quem pode se inscrever?

A ESPCA Transdisciplinaridade é destinada a doutorandos/candidatos e pesquisadores em início de carreira que tenham concluído o doutorado a partir de 2017. Excepcionalmente, podem ser aceitos estudantes de mestrado que desenvolvam pesquisas transdisciplinares, servidores públicos ou de organizações não governamentais com mestrado e jovens lideranças indígenas com notório saber. A fluência oral e escrita em inglês é obrigatória.

Encorajamos candidaturas de estudantes e profissionais com diferentes formações, desde que os seus estudos e trabalhos acadêmicos estejam relacionados com os temas da escola e tópicos relacionados.

Aproximadamente 80 candidatos, 40 do Brasil e 40 de outros países, serão selecionados para participar desta Escola de Ciência Avançada. Será dada prioridade a participantes com formação interdisciplinar. Candidatos indígenas e afrodescendentes também poderão ser favorecidos por meio de um sistema de bonificação de candidaturas, a critério da Comissão Organizadora.

Os participantes serão selecionados com base no curriculum vitae, no histórico escolar recente, na análise da carta de intenções – na qual os candidatos devem descrever as razões que os levaram a inscrever-se nesta escola e como a sua participação beneficiará a sua investigação no futuro – e na análise das cartas de recomendação.

O processo de seleção levará em conta critérios de equilíbrio de gênero e diversidade étnica/racial.

Não há taxa de inscrição.

Resultados da seleção

Os candidatos receberão uma notificação do comitê organizador a partir de 30 de janeiro de 2024.

Documentos para a candidatura

  • Curriculum Vitae (no modelo sugerido pela FAPESP – 4 páginas no máximo. – https://fapesp.br/sumula);
  • Carta de intenção explicando:
    • Por que está interessado(a) em participar da Escola São Paulo de Ciência Avançcada em Transdisciplinaridade e Mudança Transformadora?
    • Como é que esta atividade de formação pode contribuir para as suas aticidades atuais de investigação e divulgação?
    • Como é que espera aplicar os conhecimentos adquiridos no seu futuro desenvolvimento profissional?
    • Que outros benefícios vê ao ter esta experiência com investigadores em início de carreira de outros países?
  • Carta de recomendação – redigida pelo seu orientador em papel timbrado, se for estudante; pelo pesquisador principal do projeto em que está envolvido, se for um pesquisador em início de carreira ou de antigo(s) orientador(es); pelo superior hierárquico imediato, se for funcionário público; ou pelo diretor de uma organização indígena, se for um liderança jovem indígena. A carta de recomendação deve ser enviada pelo e-mail institucional do remetente diretamente para o e-mail da Escola (transdis@unicamp.br), o mais tardar até a data limite de candidatura. O assunto do e-mail deve ser: “Carta de Recomendação para [nome do(a) candidato(a)]”.
  • Documento da sua universidade atestando que você está matriculado em um programa de pós-graduação, caso seja estudante.

Observação: Para preencher o formulário de inscrição, carregue um único arquivo pdf com todos os documentos, exceto a carta de recomendação (máximo de 2 MB para cada documento).

Curriculum Vitae, Carta de Intenção e de Recomendação devem ser enviadas em inglês.
Excepcionalmente, as cartas de recomendação de organizações indígenas também serão aceitas em espanhol e português.
Os documentos da universidade devem ser enviados no idioma original acrescidos de sua tradução para o inglês. A tradução pode ser simples (realizada pelo próprio candidato).
Somente as inscrições completas ou recebidas dentro do prazo serão consideradas.

O prazo final foi prorrogado para 12 de janeiro de 2024, às 10h00 (fuso horário de Brasília, UTC -3)

Financiamento

A FAPESP arcará com as despesas de hospedagem e alimentação dos participantes selecionados. O financiamento não implica qualquer vínculo institucional com a FAPESP ou remuneração em espécie.

Fundos limitados estão disponíveis para cobrir os custos de viagem dos participantes cujas instituições não podem arcar com tais custos. Por favor, indique se a sua participação depende destes subsídios de viagem para pagar as suas passagens, uma vez que a acomodação e as refeições já estão cobertas pela organização.

A organização não cobrirá os custos de pedidos de visto.

Os bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) deverão utilizar os recursos da Reserva Técnica da respectiva bolsa para pagamento de diárias. O mesmo se aplica às despesas de transporte, caso as atividades do curso impliquem em deslocamento para uma cidade diferente daquela em que realizam suas bolsas de pesquisa.

Inscrições encerradas

Apoio

Realização

Apoio Institucional