X Enanppas 2021

Encontro Nacional da Anppas acontece pela 1a. vez em Campinas (SP), com transmissão online. 

A décima edição do encontro  acontecerá entre os dias 5 e 8 de outubro de 2021 e será realizada na Unicamp.

Você pode conferir os painéis, mesas-redondas e minicursos através de transmissões ao vivo do canal do youtube da Anppas. Clique aqui e inscreva-se.

Sobre o Enanppas

A cada dois anos a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade – ANPPAS – reúne a comunidade interessada em estudos e pesquisas em Ambiente e Sociedade. Os encontros nacionais da ANPPAS são fóruns importantes de discussão e de comunicação entre os pesquisadores, profissionais e estudantes que integram nossa comunidade. Também, é um importante momento para a criação de redes sociais em torno dos assuntos relacionados aos temas de interesse da associação.

A primeira edição do Encontro foi realizada em 2002 na cidade de Indaiatuba-SP. Já houve encontros em Brasília, Florianópolis, Belém e Natal. Em 2021, o evento será realizado em Campinas, mas, devido à pandemia da Covid-19, não será possível no formato presencial. 

Entretanto, “esse próximo encontro pretende promover um debate que busca correlacionar um olhar para os 20 anos da Associação com uma reflexão mais ampla sobre a configuração acadêmica e política do campo de ambiente e sociedade nas primeiras duas décadas do século XX no que se refere à interface entre ciências e políticas ambientais. Nesse sentido, o encontro possibilitará: um olhar para o legado do campo à sociedade brasileira; as condições para a redefinição das agendas e prioridades de ação para os próximos anos, além de um encontro de gerações de pesquisadores e atores chave do campo de ambiente e sociedade”, conta Roberto Donato, um dos diretores da Anppas na equipe organizadora do X Enanppas

Objetivos

Entre os objetivos do evento, destaca-se estimular científica e academicamente o estudo, ensino e pesquisa de caráter interdisciplinar no âmbito da discussão entre Ambiente e Sociedade em suas múltiplas dimensões, escalas de análise relações com diferentes atores sociais e políticos.

Fortalecer a área interdisciplinar

Fortalecer a área interdisciplinar de estudos em Ambiente e Sociedade através da apresentação dos trabalhos e debates entre pesquisadores de pós-graduação.

REDES DE PESQUISA

Estimular a consolidação da área, através da formação de grupos de trabalho, que identificam temáticas específicas e permitem o avanço da produção acadêmica e a formação de redes de pesquisa.

ATUALIZAR OS DEBATES

Permitir aos participantes uma atualização nos debates mais relevantes e recentes na temática Ambiente e Sociedade.

INTEGRAR JOVENS PESQUISADORES

Possibilitar a articulação entre pós-graduação e jovens pesquisadores de graduação envolvidos com temáticas interdisciplinares em Ambiente e Sociedade.

INTEGRAR DEBATES REGIONAIS

Possibilitar integrar os debates que acontecem regionalmente num fórum nacional acadêmico, como é a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS).

FORTALECER CONEXÕES

Estimular e fortalecer as conexões entre o campo acadêmico de Ambiente e Sociedade e atores/instituições da sociedade civil mobilizadas em torno de temas e problemas socioambientais.

Sobre a Anppas

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (Anppas) congrega os programas e instituições brasileiras que desenvolvam atividades de pesquisa e/ou formação strictu sensu de pessoal especializado em nível de pós-graduação de caráter interdisciplinar que focalizem a interação Ambiente e Sociedade em suas múltiplas dimensões. Estatutariamente a ANPPAS é composta por um Conselho Diretivo, um Conselho Fiscal e por sua Assembléia Geral. O Conselho Diretivo é composto por um Presidente, um Secretário Executivo e três diretores, eleitos pela Assembleia Geral para um mandato de 4 anos.

 

Comissão Científica

Leila da Costa Ferreira, Presidente (UNICAMP)

Carlos Alfredo Joly (UNICAMP)

Lucia da Costa Ferreira (UNICAMP)

Sônia Regina da Cal Seixas (UNICAMP)

Dimas Floriani (UFPR)

Arlindo Philippi Junior (USP)

Pedro Roberto Jacobi (USP) 

José Augusto Pádua (UFRJ

Marcel Bursztyn (Unb)

Samyra Crespo (ISER)

Julia Guivant (UFSC) (a confirmar)

Edna Maria Ramos de Castro (UFPA) (a confirmar)

Roberto Pereira Guimarães (FGV-SP)

Henrique dos Santos Pereira (UFAM)

Sylmara Gonçalves Dias  (USP)

Carlos Alberto Cioce Sampaio (UFPR)

Maria do Carmo Martins Sobral (UFPE)

Doris Sayago (UnB)

Liliana Pena Naval  (UFT)

Jairo Lizandro Schmitt (FEEVALE)

Jarcilene Silva Almeida Cortez (UFPE)

Roberto Do Carmo (UNICAMP)

Álvaro de Oliveira D’Antona (UNICAMP)

Eduardo Marandola (UNICAMP)

Valdir Frigo Denardin (UFPR)

Eliza Maria Xavier Freire (UFRN)

Sandro Dutra e Silva (UEG)

 

Nossos Encontros

A periodicidade do encontro tem sido bianual desde o primeiro, em 2002. Os anais dos eventos podem ser acessados na página da ANPPAS

 

I ENANPPAS

6 a 9 Novembro de 2002, Indaiatuba – São Paulo, Brasil

VI ENANPPAS

18 a 21 de setembro de 2012, Centro de Convenções Benedito Nunes da UFPA, Belém (PA), Brasil

II ENANPPAS

26 a 29 de maio de 2004, Indaiatuba – São Paulo, Brasil

VII ENANPPAS

17 a 20 de maio de 2015, Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS\UnB), Brasília (DF), Brasil

III ENANPPAS

23 a 26 de maio de 2006, Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS\UnB), Brasília (DF), Brasil

VIII ENANPPAS

8 a 11 de outubro de 2017, Natal (RN) Brasil

IV ENANPPAS

4 a 6 de junho de 2008, Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS\UnB), Brasília (DF), Brasil

IX ENANPPAS

8 a 11 de outubro de 2019, Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS\UnB), Brasília (DF), Brasil

V ENANPPAS

4 a 7 de outubro de 2010, Centro de Eventos da UFSC, Florianópolis (SC), Brasil

X ENANPPAS

5 a 8 Outubro de 2021, Universidade Estadual de Campinas (SP), Brasil

Inscreva-se

O link para as inscrições está disponível em: https://www.even3.com.br/x_enanppas2021. Todas as informações sobre inscrições e novidades serão divulgadas pelas redes socias e pelo site do encontro.

Grupos Temáticos

Realização