Teses em 2011

Terra preta, o tesouro esquecido : política, ciência e as relações internacionais na história da Amazônia = Terra preta, theforgottentreasure : politics, science and international relations in the history of the Amazon

Autora: Joana Carlos Bezerra
Orientador: Roberto Pereira Guimarães
Data de defesa: 20/12/2011
Banca:Roberto Pereira Guimarães, Leila da Costa Ferreira, Aline Vieira de Carvalho, Wenceslau Geraldes Teixeira, Thomas Wilhelmus Maria Kujiper

Em um mundo no qual o meio ambiente ganha cada vez mais espaço na agenda política nacional e internacional, a Amazônia se destaca. Conhecida ao redor do mundo por sua riqueza, a floresta sul-americana é alvo de diferentes visões, muitas vezes contraditórias, e mexe com a imaginação de todos. É nesta região que se encontra a terra preta de índio, horizonte de solo fértil com elevados teores de carbono de origem antrópica, que gera grande interesse da comunidade científica. Estudos sobre este solo, e sobre suas características tão singulares, têm gerado discussões cruciais acerca do passado, do presente e do futuro de toda a região amazônica. Apesar da suas características particulares, a importância da terra preta de índio – e a história de uma Amazônia mais produtiva e populosa – ficou adormecida desde o seu descobrimento, por volta de 1880, até 1980, quando é possível identificar o início do aumento no número de trabalhos sobre estes horizontes de solo. Estes cem anos entre o descobrimento da terra preta de índio e o início do aumento do interesse em torno dela foram palco de mudanças estruturais tanto no plano nacional, com a ditadura militar e uma mudança no lugar ocupado pela Amazônia na política interna, quanto no plano das relações internacionais, mudanças essas que redesenharam o papel do meio ambiente nas agendas políticas e científicas e o papel do Brasil no contexto global. O objetivo deste trabalho é analisar o papel da terra preta de índio no cenário atual de desenvolvimento da Amazônia. Para isso será preciso voltar no tempo, tanto no âmbito interno quanto no externo, ao longo da segunda metade do século para analisar a sua trajetória. Será igualmente necessário analisar as questões atuais que envolvem a Amazônia – desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas – e como de fato elas ainda reproduzem alguns dos problemas que marcaram a história da floresta, tais como a relativa ausência da terra preta de índio como tema relevante para a Amazônia.

Palavras Chave: Solos Políticas públicas Governança Relações internacionais Conservação da natureza Amazônia – História