Governança da Amazônia para viabilizar transformações para a sustentabilidade

Resumo

A Bacia Amazônica é uma região considerada chave e única globalmente: em termos locais, continental e global, esta região hospeda um leque enorme de serviços ambientais, diversidade cultural e atividades econômicas. Governar essas múltiplas dimensões em meio às pressões socioambientais, mudanças “climáticas é um dos desafios mais prementes e preocupantes para a sustentabilidade. Enquanto soluções com aval do governo são comumente vistas como rotas para a sustentabilidade, muitas das iniciativas de manejo florestal sustentável na Amazônia são de indivíduos (cidadãos) ou da coletividade. Esta proposta contribuirá com abordagens e ferramentas analíticas de modo a catalisar o reconhecimento e as contribuições de soluções já existentes – mas que estão frequentemente dispersas, e voltadas para a proteção e governança da biodiversidade e das paisagens. Organizado em três grandes Working Packages (Pacotes de Trabalho), o projeto inclui o engajamento dos vários stakeholders (agentes sociais), análises multi-temporais de mudanças da terra em múltiplas unidades de análise, modelos de previsão de ações de conservação local, modelos prognósticos de cenários potenciais de conectividade da paisagem e cenários de participação e desenvolvimento que representem as diferentes visões dos stakeholders. O projeto desenvolverá metodologias inovadoras e transversais para avaliar, mapear e quantificar o papel dos agentes sociais civis e das ações individuais e coletivas voltado para a conservação e usar esses resultados para envolver e informar os tomadores de decisão. O projeto visa responder à Convenção da Diversidade Biológica COP 13, a qual exigiu que os países signatários contribuam com a sociedade civil na conservação da biodiversidade. Lições da bacia Amazônica, portanto, serão relevantes para as várias regiões do Hemisfério Sul uma vez que elas compartilham semelhanças no contexto nacional e global. (AU)

Processo: 18/50041-9
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa – Regular
Vigência: 01 de novembro de 2018 – 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento: Ciências Humanas – Sociologia – Outras Sociologias Específicas
Convênio/Acordo: Belmont Forum

Pesquisador responsável: Celia Regina Tomiko Futemma
Beneficiário: Celia Regina Tomiko Futemma

Instituição-sede: Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Bolsa(s) vinculada(s): 18/25655-3 – Governança da Amazônia que viabilizem transformações para a sustentabilidade – agents, BP.PD
18/25228-8 – Governança da Amazônia que viabilizem transformações para a sustentabilidade – agents, BP.PD

Assunto(s): Sustentabilidade

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Extinção de espécies aumenta em escala sem precedentes, alerta relatório do IPBES

Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (24 total):
Mais itens
A sexta extinção já começou
Extinção de espécies aumenta em escala sem precedentes, alerta IPBES