Micaela Trimble e a transformação da governança da água na América do Sul

A pesquisadora Micaela Trimble, integrante do Instituto Saras (South American Institute for Resilience and Sustainability Studies), vai ministrar na Unicamp a palestra “Reformas na governança da água em três países da América do Sul: avanços para sistemas socioecológicos resilientes?

Organizada pelo Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Unicamp, a palestra ocorrerá no dia 4 de outubro, às 10 horas, no auditório Daniel Hogan do Nepam.

Doutora em Recursos Naturais e Gestão Ambiental pela Universidade de Manitoba (Canadá), Micaela já desenvolveu pesquisas no Brasil e sua área de atuação inclui governança ambiental e co-gestão adaptativa de sistemas socioecológicos, pesca de pequena escala, participação pública em questões ambientais e pesquisa-ação participativa.

Micaela Trimble

De acordo com a pesquisadora, o Sul global geralmente é sub representado em estudos comparativos de governança da água. A América Latina possui recursos hídricos abundantes, mas é o continente mais desigual em termos de acesso à água. A governança da água na Argentina, Brasil e Uruguai vem gradualmente migrando de um modo centralizado convencional para uma abordagem descentralizada, participativa e potencialmente adaptativa, embora em ritmos diferentes.

O que se pretende apresentar e discutir são as principais mudanças institucionais na governança da água nas últimas décadas nesses três países vizinhos da América do Sul e como essas mudanças podem ou não gerar atributos que conferem resiliência a esses sistemas socioecológicos.