Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais

LEHMA – LABORATÓRIO DE ECOLOGIA HUMANA

O Laboratório de Ecologia Humana – LEHMA – aborda estudos interdisciplinares e numa perspectiva da antropologia rural e ambiental, ciências políticas, ecologia e ciências da terra, tendo como arcabouço teórico-conceitual modelos de governança dos diversos sistemas socioecológicos e seus diferentes arranjos institucionais com foco nos diversos ecossistemas brasileiros e caracterizados por contextos de múltiplos e diversos agentes sociais. Analisa as mudanças nas paisagens a partir dos diferentes padrões de uso da terra e cobertura vegetal. Congrega uma equipe interdisciplinar de alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores nacionais e internacionais. De forma colaborativa, busca-se agregar experiências diversificadas dos membros da equipe e vislumbra-se a geração de conhecimentos compartilhados, ou seja, a construção conjunta das diferentes fontes de conhecimento e que contribuem e fomentam a geração de ideias e soluções inovadoras. As pesquisas do LEHMA tem tido apoio financeiro de várias agências, principalmente do CNPq e da FAPESP.

Coordenadora: Célia Futemma

Pesquisadora – Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM)
Professora – Programa de PG em Ambiente e Sociedade (Doutorado)
Universidade Estadual de Campinas  (UNICAMP)