Unicamp divulga edital de seleção para Doutorado em Ambiente e Sociedade

Doutorado em Ambiente e Sociedade da Unicamp oferece até 15 vagas. As linhas de pesquisa são nas áreas das “Ciências Sociais” e “Biológicas”

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulga o Edital do Processo Seletivo 2020/2021 para doutorado em Ambiente e Sociedade. O edital com as regras já pode ser consultado na página eletrônica do programa e do Nepam. As inscrições serão realizadas em www.dac.unicamp.br, de 14 de setembro a 16 de outubro de 2020.

São oferecidas até 15 vagas de doutorado, com ingresso no primeiro semestre de 2021, que serão preenchidas pela ordem de classificação dos aprovados e dependerão da qualidade dos projetos apresentados e da disponibilidade para orientação por parte do corpo docente. Há reserva de vagas para negros (pretos e pardos) autodeclarados.

O Curso de Doutorado em Ambiente e Sociedade da Unicamp é público e gratuito. Criado em 2004, é um programa interdisciplinar composto por 25 docentes (20 permanentes e cinco colaboradores) altamente qualificados e que desenvolvem pesquisas em várias áreas socioambientais.

Os principais objetivos do programa são a produção de pesquisa científica de ponta em Ambiente e Sociedade e a formação de profissionais especializados para o meio acadêmico (atividade de pesquisa e docência em universidades), para centros e institutos de pesquisa e também para a prestação de serviços de planejamento, consultoria e assessoria em órgãos públicos, associações da sociedade civil e empresas. O sucesso nessas duas frentes de atuação pode ser medido pela projeção nacional e internacional dos pesquisadores do PPGA&S e pelas posições de destaque em universidades e instituições públicas e privadas ocupadas pelos ex-alunos, como é o caso de Fabiana Barbi, socióloga e doutora em Ambiente e Sociedade pela Unicamp. Autora, entre outros livros, de “Cidades Sustentáveis: Reflexões sobre os desafios socioambientais urbanos no século XXI”, Fabiana  ministrou palestras em mais de dez países sobre temas relacionados ao ambiente e sociedade. “O doutorado em Ambiente e Sociedade da Unicamp reúne projetos de pesquisadores de várias regiões do País acerca da relação entre ambiente e sociedade. Ao apostar no diálogo interdisciplinar, o programa privilegia a visão crítica e humanização da pesquisa”, destaca. Além disso, o programa incentiva o ingresso de pesquisadores das regiões norte e nordeste do Brasil.

As linhas de pesquisa no programa envolvem projetos em caracterização e conservação da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, restauração da biodiversidade e serviços ecossistêmicos, dinâmicas sociais, demográficas, políticas, territoriais e econômicas da sustentabilidade, uso de recursos naturais e dos patrimônios: conhecimentos, saberes e memórias, conflitos e aspectos históricos e político-institucionais e mudanças ambientais globais e sustentabilidade.

As inscrições deverão ser realizadas mediante envio dos documentos digitalizados em formato PDF ao Sistema de envio de documentos (IFCH) do site da Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Unicamp, exceto a carta de recomendação, que deverá ser enviada pelo seu próprio autor para o e-mail pgamb@unicamp.br até o dia do encerramento do processo de inscrição.

Os documentos exigidos para inscrição são: formulário de inscrição preenchido, Curriculum Vitae ou Lattes digitalizado em PDF, histórico escolar da graduação em PDF, histórico escolar e diploma do Mestrado ou comprovante de experiência em pesquisa em PDF, carta de apresentação em PDF, carta de aceite do orientador ou orientadora do doutorado em PDF, carta de recomendação em PDF, projeto de pesquisa em formato PDF de no máximo 20 páginas, comprovante de proficiência em língua inglesa digitalizado em PDF e arquivo em PDF de três publicações de artigo científico.

O processo seletivo será constituído por quatro etapas eliminatórias. A primeira etapa consiste na homologação da documentação entregue pelo candidato na inscrição. Na segunda etapa, haverá avaliação do projeto de pesquisa e currículo. Na terceira etapa, será realizada remotamente a prova de inglês, supervisionada por membros da Comissão do processo seletivo por meio de conexão via Google Meet. Na quarta etapa, será realizada entrevista do candidato por videoconferência, mediante agendamento.

Os resultados serão divulgados a cada fase nos sites do Nepam e do Doutorado em Ambiente e Sociedade. O resultado final será conhecido até dia 7 de dezembro de 2020.

– Inscrições – 14/9 a 16/10/2020
– Homologação das inscrições – 20/10/2020
– Resultado da 1ª fase e convocações – 6/11/2020
– Prova de Inglês online – 24/11/2020