O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e o Doutorado em Ambiente de Sociedade da Unicamp promovem, dia 11 de setembro, às 10 horas, o “1º Ciclo de Seminários EcoAS: Uma perspectiva interdisciplinar sobre mudanças ambientais globais no antropoceno”. O evento, que é aberto à participação de alunos, docentes e pesquisadores, será transmitido via Google Meet, no endereço eletrônico: ib.unicamp.br/bioforum

A palestra virtual contará com a participação de Leila da Costa Ferreira, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e pesquisadora do Nepam/Unicamp; e Mathias Pires, professor do Departamento de Biologia Animal do Instituto de Biologia (IB).

Palestrantes

Leila da Costa Ferreira é Professora Titular de sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Pesquisadora sênior do NEPAM-UNICAMP. Atualmente é Coordenadora Associada do Nepam. Pesquisador CNPq. Representante da UNICAMP WUN Global Challenges- Adapting to climate change. É membro da International Sociological Association (ISA). É membro do Associate Faculty do Earth System Governance Project ( Future Earth). Foi Professora Visitante da Universidade do Texas/ UT nos EUA no ano de 1998 e Professora Visitante na Universidade Jiao Tong em Shanghai, China em 2009. Fez pós doutoramento na Universidade de York na Inglaterra em 2005 e pós doutoramento na Universidade do Texas / UT em 1995/1996. Já palestrou em mais de 20 países sobre temas relacionados ao ambiente. Autora de mais de 10 livros sobre a problemática ambiental.

Mathias Pires é formado em Ciências Biológicas pela Unicamp onde também obtive o título de Mestre em Ecologia sob orientação do Professor Sérgio F. dos Reis. Obteve o título de Doutor sob orientação do Professor Paulo R. Guimarães Jr junto ao programa de Pós-graduação em Ecologia da USP. Após o doutorado desenvolveu um projeto de pesquisa de pós-doutorado sob supervisão do Professor Tiago Quental no Laboratório de Macroecologia e Macroevolução no Departamento de Ecologia da USP. Desde 2018, é Professor Doutor no Departamento de Biologia Animal do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Seu principal interesse é compreender como interações ecológicas influenciam extinções em escala de tempo ecológica e geológica e as consequências ecológicas de extinções. Também tem interesse em compreender os mecanismos que atuam em diversos níveis de organização biológica e estruturam interações ecológicas gerando padrões no nível de comunidades. Atua como revisor das principais revistas científicas nas áreas de ecologia e evolução como Science, PNAS, Ecology Letters e Ecology.