Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais

Doutorado em Ambiente e Sociedade

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (PPGA&S) da Unicamp foi criado em 2004 e é um dos mais e importantes do País.

O PPGA&S é composto por 25 docentes (vinte permanentes e cinco colaboradores) altamente qualificados e que desenvolvem pesquisas em várias áreas.

Os principais objetivos do PPGAS são a produção de pesquisa científica de ponta em Ambiente e Sociedade e a formação de profissionais especializados para o meio acadêmico (atividade de pesquisa e docência em universidades), para centros e institutos de pesquisa e também para a prestação de serviços de planejamento, consultoria e assessoria em órgãos públicos, associações da sociedade civil e empresas.

O sucesso nessas duas frentes de atuação pode ser medido pela projeção nacional e internacional dos pesquisadores do PPGAS e pelas posições de destaque em universidades e instituições públicas e privadas ocupadas por nossos ex-alunos.

O PPGAS possui cinco linhas de pesquisa:

Biológicas:
(1) Caracterização e conservação de biodiversidade;
(2) Recuperação de áreas degradas, restauração da biodiversidade e serviços ecossistêmicos.

Sociais
(3) Dinâmicas sociais, demográficas, políticas, territoriais e econômicas da sustentabilidade;
(4) Uso de recursos naturais e dos patrimônios: conhecimentos, saberes e memórias, conflitos e aspectos históricos e político-institucionais; e
(5) Mudanças ambientais globais e sustentanbilidade. Para mais informações sobre as pesquisas desenvolvidas em cada linha.

Sede

O Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade está sediado no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Unicamp, para o qual é essencial para o bom andamento de suas atividades, cuja ligação administrativa se dá com o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH.

Secretaria do doutorado

Waldinei Salvador de Araujo